Com apoio do Ministério da Saúde, SES fortalece rede frio de 41 municípios do Estado

. / MS.GOV

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, realizou a entrega a 41 municípios com até 100 mil habitantes do Estado, 42 câmaras refrigeradas de 300 litros e mais duas de 200 litros para armazenamento de imunobiológicos nas salas de vacinação de unidades básicas de saúde. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (18), na sede da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (CEVE) da SES.

Para serem atendidos, os municípios precisaram atingir a meta de 95% da cobertura vacinal, preconizada pelo Ministério da Saúde, além de atingir a meta de aplicação de pelo menos três, de quatro vacinas (pentavalente, poliomielite, pneumonia e tríplice viral) – correspondente entre 75% a 100% de aplicação – que compõem o indicador vacinal do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), que visa a melhoria nas ações e serviços de Vigilância em Saúde, como objetivo de aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde.Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, as entregas contam com o apoio de recursos do Ministério da Saúde e representam um fortalecimento da Rede Frio do Estado. “As entregas destes refrigeradores são resultantes de recurso provenientes do Ministério da Saúde em 2018, fizemos um esforço e conseguimos a liberação para que pudéssemos usá-lo em apoio aos municípios nesta pandemia. Então, esses refrigeradores ajudarão os municípios na organização do armazenamento de imunizantes. Isto soma ao apoio que nós recebemos durante este período pandêmico, como a Fiems, que nos doou geladeiras, ares-condicionados e freezers. Tudo isso, representa um legado que a pandemia está deixando e auxiliando na organização da rede frio dos 79 municípios de nosso Estado”.

Segundo a coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, os equipamentos são modernos e possuem um vidro na porta da câmara fria. “Vai permitir que o vacinador possa ver quais são os imunizantes que estão disponíveis e, isto, evitará com que se abra a todo o instante o refrigerador. E auxiliará no melhor atendimento aos pacientes”.Presente no evento, o presidente do Cosems Rogério Leite, que também é secretário municipal de Saúde de Corumbá, afirma que os refrigeradores chegam em boa hora para os municípios. "Aproveito a oportunidade para agradecer esse meu colega, que sempre se mostrou para o trabalho e para o fortalecimento desta rede. Acredito que nunca houve um olhar para atento para este fortalecimento, por isso, nós somos muito gratos por este apoio aos municípios".Assim, os municípios contemplados são: Água Clara, Alcinópolis, Antônio João, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Batayporã, Bodoquena, Bonito, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Fátima do Sul, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Laguna Carapã, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranhos, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora e Vicentina.

Rede Frio

Mato Grosso do Sul possui 597 salas de vacina distribuídas nos 79 municípios, estas acondicionam imunobiológicos – vacinas, soros e imunoglobulinas a uma temperatura de 2° a 8 °C. Além das salas de vacinação, também estão instalados nove Núcleos Regionais de Saúde - NRS que recebem, armazenam e distribuem os imunobiológicos para os respectivos municípios, estes possuem câmaras refrigeradas adequadas para esse acondicionamento.