IFMS abre inscrições para II Dia da Consciência Indígena

. / IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove no dia 22 de março o II Dia da Consciência Indígena. O evento será realizado de forma online, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento. A organização é feita pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) do IFMS.

"A iniciativa institucionaliza uma agenda para o debate e a reflexão acerca da luta e história indígena no Brasil, o racismo e o preconceito em suas diversas formas de expressão, as profundas desigualdades sociais existentes, a legislação que trata da questão e a proposição de alternativas e estratégias para o combate a todas as formas de discriminação", explica a coordenadora do evento, Luciana Silva, técnico-administrativa do Campus Jardim.

Programação - Tem início às 8h, com cerimônia de abertura e mesa-redonda sobre a importância das retomadas dos territórios tradicionais para as crianças indígenas Guarani e Kaiowá.

Na parte da tarde, os temas a serem abordados incluem, entre outros:

Grafismos indígenas e pinturas corporais;
Desenvolvimento capitalista, trabalho e resistência indígena;
Povos indígenas do Mato Grosso do Sul;
Os direitos territoriais indígenas na Constituição de 1988;
A tese do Marco Temporal e a população Laklãnõ;
Reflexões sobre os desafios dos povos indígenas no Espírito Santo;
A luta pelos direitos humanos dos povos indígenas;
Povos indígenas e suas respostas às crises da contemporaneidade.
"Considerando a temática do evento, não poderíamos deixar de contar com a participação de palestrantes indígenas de diferentes etnias, como Terena, Guarani Kaiowá, Pitaguary, Guarani Nhandeva e Boe Bororo. Para a cerimônia de encerramento, destacamos a participação da rapper paulista Katú Mirim, que, além de uma breve apresentação cultural, contará um pouco da sua história e de sua carreira", ressalta a coordenadora.

Também estão entre os palestrantes docentes do IFMS, que abordarão as experiências práticas com a temática indígena em sala de aula, além de representantes de diferentes instituições de ensino, parceiras do evento, como Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade de Lisboa.

A programação completa está disponível na página do evento. Haverá certificado de participação para os inscritos.

O II Dia da Consciência Indígena recebe apoio financeiro institucional para sua realização por ser um dos contemplados pelo Edital 066/2021, de fomento a atividades de extensão no IFMS.