IFMS oferta novo curso livre sobre programação em Arduíno

. / IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMS) está com mais uma opção aberta aos interessados em sua plataforma de cursos livres: Lógica de Programação com Arduíno Intermediário.

Com duração de 40 horas, as atividades ocorrem sem tutoria e a distância, ou seja, o participante realiza o curso conforme sua disponibilidade de tempo, utilizando computadores (desktops) ou dispositivos móveis, como notebooks, tablets e smartphones.

Aberto a todos os interessados, o curso Lógica de Programação com Arduíno Intermediário se destina principalmente àqueles que conheçam ou estejam aprendendo lógica de programação; estudantes que queiram aprender a programar microcontroladores; professores interessados em incluir novas tecnologias em suas aulas; e programadores que desejam aprender os comandos básicos da linguagem C.

Entre os conteúdos abordados estão conceitos e sintaxe da Linguagem de Programação para aplicações práticas.

Desenvolvimento – O curso foi criado por professores e estudantes do Campus Aquidauana por meio do edital de Extensão voltado ao apoio a cursos livres em âmbito institucional, com custeio e bolsas aos alunos integrantes.

Participaram do desenvolvimento os docentes Leandro de Jesus e Marcia Cristaldo e os estudantes Pedro Henrique Correa, Gustavo Alves e Guilherme de Almeida, do curso técnico integrado em Informática, que atuaram na gravação de alguns módulos do curso, além de realizaram a edição e revisão do material.

Já existe na plataforma do Instituto Federal um primeiro curso sobre o tema, de nível básico, “que visa inserir o público na programação inicial utilizando o Arduíno e não envolve tantas noções de eletrônica. Então, para complementá-lo, fizemos módulos mais práticos com experimentos realistas que usamos no dia a dia como o uso de LCD, que temos na tela dos celulares, e funcionamento dos semáforos, entre outrosâ€, explica Marcia.

“Observamos a falta desse tipo de curso de forma gratuita. As atividades são totalmente práticas e não é necessário possuir material em casaâ€, complementa.

Inscrição – Os interessados em participar devem acessar a plataforma de cursos livres do IFMS.

Os participantes que se inscreverem no ciclo referente ao primeiro semestre devem concluir o curso até 30 de junho. O prazo mínimo para obtenção do certificado é de oito dias após a realização da inscrição.

No momento, o Instituto Federal oferta 18 cursos livres de níveis básico e intermediário, nas mais diversas áreas, com duração de 20 a 60 horas. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail cursoslivres@ifms.edu.br.