Passeio de ecoturismo em Jardim (MS) registra 235 espécies de aves

. / BONITO NOTICIAS

Em novembro de 2021 uma nova espécie de ave foi registrada no Recanto Ecológico Rio da Prata, passeio de ecoturismo em Jardim (MS), aumentando assim a sua Bird List. A avistagem de um arapapá (Cochlearius cochlearius), feita pelo colaborador Fernando Maidana, fez com que a publicação atingisse 235 espécies catalogadas.

A Bird List Avifauna Rio da Prata integra o Plano de Manejo da RPPN Fazenda Cabeceira do Prata e sua elaboração contou com a participação de Maria Antonietta Castro Pivatto, Mauricio Neves Godoi, Daniel De Granville Manço, Daniel de Azevedo Scalabrini, Nádia Franco Pisetta e Fernando Maidana.Cada espécie é catalogada de acordo com o grau de ameaça de extinção; endemismos; comportamento migratório; dependência de ambientes florestados; dieta e hábitos.

Entre as espécies registradas como quase ameaçadas (QA) e vulnerável (VU), segundo IUCN (2017) e MMA (2018), estão: mutum-de-penacho (VU); gavião-de-penacho (QA); arara-azul gande (VU); tiriba-fogo (QA); papagaio-galego (QA) e o tico-tico-de-máscara-negra (VU).

Localizada em uma região de grande diversidade ambiental, dentro do Bioma Cerrado, a fazenda é um local estratégico para a atividade de Observação de Aves ou a Passarinhada. Biguatinga, Socó-boi, Acauã, Periquito-da-serra, Udu-de-coroa-azul são algumas das espécies avistadas.

O arapapá também é conhecido como savacu, colhereiro, arataiá, arataiaçu, socó-de-bico-largo (Piauí), tamatiá e tamatião (Pará), tem como um de suas características marcantes o bico largo e poderoso, que lembra um barco virado de cabeça para baixo. Fernando Maidana, autor do registro, ressaltou que “foi uma das aves mais incríveis que tive o privilégio de fotografar no Recanto Ecológico Rio da Prata. Porém muito arisca e não me deixou aproximar muito”.

Mais informações sobre as atividades, acesse: https://www.riodaprata.eco.br/observacao-de-aves