Censo da "saúde bucal" será realizado em 18 cidades de MS

. / CORREIO DO ESTADO

O Ministério da Saúde apresentou, na sexta-feira (11), a divulgação da 3ª edição da SB Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. O projeto acompanhará 18 municípios de Mato Grosso do Sul.

Estão entre as localidades de MS que farão parte da pesquisa as cidades de Alcinópolis, Antônio João, Bandeirantes, Brasilândia, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Iguatemi, Jardim, Maracaju, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Rio Negro, Sidrolândia e Três Lagoas.

A campanha objetiva analisar a saúde bucal e identificar as principais doenças ou problemas odontológicos da população e, assim, subsidiar políticas públicas.

O investimento da pesquisa, feito pela Secretaria de Atenção Primária, é de R$ 4 milhões, sendo o maior levantamento já feito no País.

Conforme a divulgação, no período entre fevereiro e junho deste ano, a pesquisa estará na etapa de coleta de dados, começando pelas capitais brasileiras e alcançando, posteriormente, o interior.

A atuação será realizada ativamente a partir de visitas às casas das pessoas, para, então, realizarem a avaliação bucal.

Brasil
Em todo o território brasileira, serão examinados 50,8 mil moradores de 422 municípios.

A pesquisa nacional é feita a cada 10 anos e, inicialmente, estava prevista para ser realizada em 2020, mas precisou ser adiada em decorrência da pandemia de Covid-19.

Público
As análises serão realizadas com pessoas com idades de 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos.

Além disso, a pesquisa é baseada na coleta de dados socioeconômicos, por meio de questionário, seguida da avaliação da saúde bucal, com um exame físico.

O trabalho será realizado por equipes de campo compostas por 2,5 mil profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), em todo o Brasil. Os agravos identificados terão estimativas por estados, capitais e regiões de municípios do interior.


O que é a SB Brasil
A pesquisa consiste em um levantamento epidemiológico conduzido pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, que caracteriza as condições dentárias da população brasileira.

Com o levantamento, é possível verificar a prevalência de agravos de saúde bucal entre a população, bem como as condições de acesso, periodicidade da visita ao dentista e ocorrência de episódios agudos de agravos bucais.

As informações coletadas possibilitam a proposição de políticas públicas e estratégias, nas esferas nacional, estaduais e municipais.