Março laranja: PL do vereador Otávio Trad que cria mês de conscientização sobre Altas Habilidades ou Superdotação é aprovado

. / CAMARA MS


Foi aprovado, em segunda votação, durante a sessão ordinária desta terça-feira (8), o Projeto de Lei 10.204/21, de autoria do vereador Otávio Trad (PSD). A proposta cria o Março Laranja, mês de conscientização sobre Altas Habilidades ou Superdotação em Campo Grande.

“Ao longo dos meus mandatos eu tenho tido vários projetos no que tange acessibilidade e quando falamos em crianças com altas habilidades ou superdotação nós, como poder público, temos que ter um olhar especial, principalmente do ponto de vista educacional e este projeto vem ao encontro desta demanda”, defendeu o vereador.

O objetivo da campanha é estimular a inclusão social e o debate para a construção de um sistema educacional que unifica, na mesma estrutura, o ensino regular tradicional e a educação especial, potencializando o ambiente escolar como espaço de pleno aprendizado, através do desenvolvimento pedagógico, emocional e social.

Segundo a proposta, durante o Março Laranja haverá a promoção de palestras, mobilização e outras atividades sobre o tema, fomentar a qualificação permanente dos profissionais envolvidos com a implementação da política municipal de educação especial, além de incentivar ações que destaquem o uso simbólico da cor laranja para referenciar ao mês da campanha.

Autoria cidadã - Esta proposição é fruto da ideia da Professora Maria Helena Santana Reis, que é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - Especialista em Educação Especial, em Organização do Trabalho Pedagógico do Professor Alfabetizador e em Mídias na Educação.