Fronteira com o Paraguai acumula fila com 60 caminhões em MS

, / (Com dados da Assessoria da Sindifisco)

Cerca de 60 caminhões estão parados em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, na fronteira do Brasil com o Paraguai. Os motoristas aguardam na fila a liberação aduaneira da Receita Federal para seguirem com o transporte de cargas que estão sendo importadas ou exportadas do país.

A lentidão ocorre devido à Operação Padrão dos auditores-fiscais da Receita Federal. A liberação que levava no máximo 4 horas, agora demora pelo menos 24 horas, devido à verificação detalhada de produtos e da documentação.

A operação padrão está sendo realizada deste o dia 27 de dezembro em protesto contra o descaso do governo com a categoria e a própria Receita Federal. O orçamento do órgão para 2022 sofreu um corte de R$ 1,2 bilhão. Além disso, desde 2014 não é realizado concurso para o preenchimento das vagas em aberto.

Outra reivindicação é a regulamentação de pagamento de um bônus de produtividade aos auditores, conforme, previsto desde 2016 em negociação do governo com a classe.

Nesta quarta-feira (12), auditores da Receita Federal estiveram reunidos pela segunda vez desde o início do movimento com despachantes aduaneiros.

Eles explicaram os motivos da operação e pediram apoio e paciência aos profissionais. Os despachantes são os representantes de empresas encarregados de acelerarem os procedimentos burocráticos de exportação de importação.