Semagro inicia reuniões técnicas para explicar dinâmica do pagamento por serviços ambientais

, / Beatricce Bruno

Proprietários rurais de imóveis localizados nas bacias do rio Formoso e do Rio da Prata, em Bonito e Jardim, têm até o dia 11 de fevereiro para aderirem ao Subprograma PSA Uso Múltiplo Rios Cênicos Formoso e Prata que oferece prêmios em dinheiro para quem executar serviços ambientais. Nessa terça-feira (04) a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) iniciou uma série de reuniões para explicar a dinâmica do programa, tirar dúvidas e fomentar a adesão dos interessados.

A reunião aconteceu de forma híbrida: o superintendente de Ciência, Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta; o superintendente de Meio Ambiente, Pedro Mendes Neto; e a bióloga Sylvia Torrecilia, dialogaram com o presidente da Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni; com o atual presidente do IASB (Instituto das Ãguas da Serra da Bodoquena), Bruno Leite Miranda; com o futuro presidente Eduardo Coelho e com a coordenadora da ONG, Liliane Lacerda.

O IASB é a instituição que fará o acompanhamento da execução dos projetos, numa parceria firmada entre a Semagro e a WWF Brasil, que apoia a iniciativa.

Recursos

O Edital disponibilizando o valor R$ 942.849,85 para pagar pelos serviços ambientais foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 21 de dezembro. Podem concorrer iniciativas particulares que visem: a conservação e a restauração das florestas e demais formas de vegetação natural privadas existentes e a conversão produtiva de pastagens e terras degradadas para usos alternativos da terra com maior armazenamento de carbono.