Destaque nacional na apreensão de drogas e elucidação de homicídios, MS investe R$ 650 milhões em segurança pública

. / Paulo de Camargo Fernandes

Para garantir a proteção do cidadão de bem, Mato Grosso do Sul investiu R$ 650 milhões em veículos, equipamentos, obras, ações, aparelhamento e recursos humanos na segurança pública. O montante se refere às entregas feitas desde 2015 e também aos contratos que ainda estão em fase de compra ou entrega.

E os resultados já estão em toda parte. A atuação das forças de segurança de Mato Grosso do Sul é destaque nacional pela competência na apreensão de drogas e armas que abasteceriam os grandes centros do País e pela esclarecimento de crimes, em especial os homicídios. Desde 2015, as forças policiais de Mato Grosso do Sul tiraram de circulação quase 2 mil toneladas de drogas, 507 toneladas somente em 2021 (até agosto).

Levantamento do Instituto Sou da Paz revela que o Estado é o que mais esclarece homicídios no País, com índice de 89%. O percentual de elucidação de mortes violentas de Mato Grosso do Sul é mais que o dobro da média nacional, que é de 44%, e se iguala à taxa de resolução dos órgãos de segurança de primeiro mundo.

A pesquisa leva em consideração assassinatos cometidos no Brasil em 2018, ano em que foram registrados mais de 48 mil homicídios dolosos no país, que tenham sido resolvidos com apresentação de denúncia no mesmo ano ou até o fim de 2019.