Inmet emite alerta a todos os municípios de MS com risco até de deslizamentos

. / Guilherme Correia

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou os três alertas climáticos sobre os municípios de Mato Grosso do Sul - um deles, de risco por conta do acumulado de chuvas, pode se estender até sexta-feira (17) e prevê risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, além de transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.

Estão em situação mais crítica, conforme o Inmet, as cidades de Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Todas essas apresentam risco de chuvas intensas e também de acumulado de chuvas - este que inclui até os deslizamentos.

Chuvas intensas - Os outros dois alertas, de perigo e perigo potencial, mencionam chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos - de 60 a 100 quilômetros por hora. O aviso também inclui risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Os municípios de Anaurilândia, Batayporã, Bela Vista, Caracol, Deodápolis, Douradina, Dourados, Itaporã, Ivinhema, Jardim, Nova Andradina, Ponta Porã, Porto Murtinho e Taquarussu têm dois alertas de perigo de chuvas intensas.

Já Anastácio, Angélica, Bataguassu, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Sidrolândia e Terenos têm apenas um alerta de perigo de chuvas intensas.

Por fim, tiveram apenas alerta potencial: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina.

Cuidados - Nas cidades com risco potencial, a recomendação é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Nas que há perigo, a orientação é desligar aparelhos e quadro geral de energia.

Em casos de rajadas de vento, é importante não se abrigar sob árvores por conta de risco de quedas e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propagandas.

Para municípios com perigo associado ao acúmulo de chuvas, o Inmet solicita que a população evite enfrentar mau tempo, observe alteração em encostas e, em caso de situação de inundação, proteja pertences envoltos em sacos plásticos. Mais informações podem ser obtidas na Defesa Civil, via telefone 199, e Corpo de Bombeiros, por meio do 193.