Câmara de Jardim realiza Audiência Pública para discutir PPA e LOA para 2022

, / Paulo Abílio

Após divulgação na mídia oficial da Câmara Municipal de Jardim, o Poder Legislativo realizou na manhã desta quarta-feira (08), uma Audiência Pública para discussão dos Projetos de Lei Orçamentária Anual e Plano Plurianual, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.

A reunião aconteceu no plenário da Casa de Leis e foi presidida pelo vereador Glaucio Cabreira da Costa (PSDB), além da presença de público e dos relatores Andrea Insfran (MDB), Tereza Moreiras (DEM) e Beto Xuxa (PSDB), com a colaboração de assessores jurídicos legislativos.

Abrindo os trabalhos, Glaucio Cabreira disse que mesmo não sendo obrigatória a realização de audiência pública pelo Poder Legislativo nesta fase de deliberações do PPA e da LOA, a Mesa Diretora e os demais vereadores decidiram por suspender a tramitação dos projetos em plenário, e chamar a população para conhecer os termos, principalmente a Lei Orçamentária.

Eu digo que a Câmara de Vereadores não está obrigada legalmente a fazer esse tipo de audiência pública, pelo fato de que não há legislação que preveja isso. Ocorre, que a Lei de Transparência afirma que todos os atos públicos, e aí se inclui, na nossa visão o orçamento do município, devem ter a mais ampla e irrestrita divulgação, enfatizou o presidente.

Encerrando sua fala, Cabreira enfatizou que, com base nesse espírito, é que nós, parlamentares jardinenses, decidimos, ainda que de última hora, convocar a população para tomar conhecimento da previsão orçamentária para o próximo exercício.

Com questionamentos apresentados pelos presentes, e devidamente respondidos pelos parlamentares e assessoria jurídica, foi elaborada uma Ata, assinada e encerrada, dando-se publicidade ao evento.