MS chega a 99% da populaĆ§Ć£o adulta vacinada ao menos com a primeira dose

, / REDAƇƃO

Um dos destaques na imunizaĆ§Ć£o nacional, Mato Grosso do Sul jĆ” chegou a 99% da populaĆ§Ć£o adulta vacinada ao menos com a primeira dose. JĆ” em relaĆ§Ć£o a quem recebeu a segunda dose ou dose Ćŗnica neste grupo o percentual chega a 88%. A SES (Secretaria Estadual de SaĆŗde) busca aumentar a aplicaĆ§Ć£o da dose de reforƧo aos idosos e demais grupos.

Desde o comeƧo da vacinaĆ§Ć£o, o Estado segue nas primeiras colocaƧƵes do ranking nacional na aplicaĆ§Ć£o da primeira e segunda dose. Um dos motivos Ć© a logĆ­stica eficiente do Governo do Estado, que distribui os imunizantes em menos de 12 horas aos 79 municĆ­pios, assim como a parceria com as prefeituras, que sĆ£o as responsĆ”veis pela aplicaĆ§Ć£o das vacinas.

Se levar em conta a populaĆ§Ć£o geral do Estado, a primeira dose jĆ” chegou a 80% do pĆŗblico, e a imunizaĆ§Ć£o completa (segunda dose ou dose Ćŗnica) a 70%. Ao todo jĆ” foram aplicadas 4,3 milhƵes de doses no Estado, desde que comeƧou a imunizaĆ§Ć£o em janeiro deste ano.

Segundo os especialistas a ampliaĆ§Ć£o da vacinaĆ§Ć£o no Estado possibilitou a reduĆ§Ć£o dos casos e mortes por Covid-19 em Mato Grosso do Sul, que estĆ” em queda desde julho deste ano, tanto que este cenĆ”rio permitiu a diminuiĆ§Ć£o das restriƧƵes, entre elas a volta dos eventos e fim do toque de recolher.