Estudantes do IFMS são premiados em Olimpíada de Matemática das Instituições Federais

. / Comunicação IFMS

Na edição 2021 da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF), 16 estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas.

Voltada aos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a Olimpíada foi realizada de forma virtual e finalizada no último dia 24. A competição foi dividida em duas fases, sendo que na segunda ocorreram palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais, além da cerimônia de premiação.

A prova foi composta de 21 questões objetivas, com pesos diferentes entre elas. Pelo IFMS foram premiados alunos de cursos técnicos integrados dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã. A relação completa pode ser conferida ao final deste texto.

Premiação - A única medalha de ouro de Mato Grosso do Sul foi conquistada pelo estudante Paulo Vitor de Oliveira, 17, que está no 2° semestre do curso técnico integrado em Informática do Campus Aquidauana.

Na prova, o estudante atingiu 80 dos 84 pontos possíveis. Paulo Vitor – que havia participado e sido premiado em outras competições como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e o Concurso Canguru de Matemática – ingressou no IFMS no começo do ano. “Eu vi a oportunidade de competir na OMIF por meio dos grupos que participo, e me interessei, mesmo não conhecendo a Olimpíada direitoâ€.

A preparação para a edição de 2021 envolveu o estudo das provas anteriores. “Quando fiz a deste ano, me surpreendi, pois ela me pareceu bem mais difícil que as dos últimos anos. Mesmo assim, errei apenas uma questão. Como ninguém gabaritou, meu resultado foi no mínimo o 2° melhor resultado no paísâ€, comemora.

Na OMIF, 1%, 2% e 3% dos competidores com as melhores notas ficam com o ouro, prata e bronze, respectivamente.
Os participantes também são listados por campus e 10% dos melhores colocados recebem medalhas de menção honrosa.

Este ano, além do ouro, o IFMS conquistou três medalhes de prata, quatro de bronze e oito menções honrosas.

Olimpíada – A OMIF é realizada desde 2018. Normalmente promovida de forma itinerante na segunda fase, em 2021 mais uma vez a competição precisou se adaptar à pandemia da Covid-19.

O evento busca estimular o interesse pela Matemática nos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio das instituições da Rede Federal, reduzir déficits no aprendizado de conteúdos do ensino fundamental e médio, melhorar o desempenho dos estudantes, além de promover a inclusão, a acessibilidade e a interação de culturas diversas.