IFMS Jardim abre vagas para cursos de línguas

. / IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na quarta-feira, 3, o edital que abre o processo seletivo para os cursos do Centro de Idiomas (Cenid), com ingresso no primeiro semestre letivo de 2022.

São ofertadas 729 vagas para Espanhol, Inglês e Libras, em diversos níveis, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

As vagas são distribuídas entre estudantes e servidores do IFMS, e público em geral. Há vagas para turmas iniciantes (Nível I) e turmas em andamento, para as quais será necessária a realização de prova de nivelamento.

O edital com todas as regras do processo seletivo está publicado na Central de Seleção do IFMS. Os cursos ofertados, número de vagas e horário das aulas podem ser consultados no anexo II do edital.

Inscrições - Deverão ser feitas, gratuitamente, na Página do Candidato da Central de Seleção, no período de 8 de novembro a 3 de dezembro.

O candidato que não tem acesso à internet poderá requerer ao IFMS a disponibilização de um computador para realizar ele próprio a inscrição no campus. O agendamento para esse atendimento presencial deve ser feito por telefone, de acordo com os contatos disponibilizados no anexo III do edital de abertura do processo seletivo.

Caso o candidato não possua conhecimento algum da língua ofertada, deverá se inscrever na turma Básico - Nível I.

Nivelamento - Os candidatos para vagas nas turmas em andamento deverão fazer a prova de nivelamento, que avalia o conhecimento prévio no idioma.

A previsão é que a convocação para a prova seja feita no dia 7 de dezembro. A aplicação do teste, que será online, será realizada entre os dias 9 e 17 do mesmo mês. O resultado será publicado no dia 22.

Cronograma - No dia 4 de janeiro de 2022 será realizado o sorteio dos candidatos inscritos para as vagas disponíveis.

O resultado preliminar, com a classificação de todos os candidatos, será divulgado no dia 6. A classificação final e a primeira chamada estão previstas para o dia 11 do mesmo mês.

A previsão é que as aulas tenham início no dia 7 de fevereiro.

Cursos - O Centro de Idiomas oferta cursos gratuitos que buscam fomentar o processo de internacionalização no IFMS, conduzindo o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional.

O certificado tem validade nacional e certifica o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.

Mais informações estão disponíveis na página do cursos de Idiomas do IFMS.