Jornalista de Jardim é eleito presidente Associação de Imprensa Estrangeira

. / Blog Ancelmo Gois : Duas Linhas e Meia (01-11-2021)

De Jardim/MS, cidade distante 200 quilômetros da Capital sul-mato-grossense para o mundo. Foi assim que o jornalista, ex-repórter e correspondente da TV-Globo em Londres, fez sua carreira internacional e conquistou a simpatia dos correspondentes e jornalistas brasileiros e estrangeiros que cobrem a imprensa mundial. Neste ultimo final de semana ele foi eleito, por aclamação, para um dos cargos mais representativos do jornalismo brasileiro, presidente da Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE), onde é filiado e tem atuação destacada desde 1997. Além de correspondente estrangeiro onde fez carreira no jornalismo internacional, Edinho como é conhecido entre os amigos da imprensa, tem curso de Mestrado em Jornalismo e Televisão em Cardiff, na Universidade do País de Gales e atualmente atua no Rio de Janeiro, onde abriu e foi o responsável pelo escritório da APTN (Associated Press Television News), a parte de TV da Agência de Notícias Americana AP.Edmar Figueiredo também dirigiu a APTN no Brasil por 10 anos, sendo o responsável de enviar matérias daqui para TVs de 180 países do mundo. Depois, foi convidado para trabalhar na TV Globo Londres, onde ficou por alguns anos. A partir daí ele seguiu uma carreira internacional.

O novo Presidente da ACIE conta com uma nova diretoria composta de Correspondentes da Alemanha, Rússia, China e Espanha, entre outros. Sua principal meta à frente da entidade é fazer o resgate da importância da ACIE como instituição que representa e apoia os Correspondentes Estrangeiros no país. Para isso, vai fomentar atividades e parcerias que apoiem os profissionais no pleno exercício de suas funções.

Eleições presidenciais 2022

Segundo o novo Presidente da entidade pelos próximos dois anos, os Correspondentes Estrangeiros vão enfrentar um grande desafio no ano que vem. Ele diz: “A eleição Presidencial vai atrair para cá a atenção do mundo inteiro, como nunca aconteceu desde o processo de redemocratização do país. E nós temos um papel muito importante a cumprir, já que somos os olhos do mundo, das empresas Jornalísticas de alcance mundial, na eleição mais polarizada que o Brasil vai enfrentar. Isso envolve muito profissionalismo e compromisso com a notícia, além de muita coragem de nossos profissionais, diante da divisão política no país.”

Edmar Figueiredo, nasceu no município de Jardim, em Mato Grosso do Sul, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes e históricamente muito representativa na fronteira com o Paraguai, por conta de sua participação na antológica Guerra do Paraguai. Edinho, Se formou em Jornalismo no Rio de Janeiro e começou sua carreira como Repórter da TV Globo. A Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil – ACIE (www.acie.org.br) é uma instituição de jornalistas internacionais, sem fins lucrativos, baseada no Rio de Janeiro desde 1962. Ao todo, são mais de 110 profissionais de jornais, emissoras de televisão, rádios e websites de todo o mundo atuando no Brasil. Também são membros da ACIE Representantes do Setor Diplomático, Assessores de Imprensa e Chefes de Relações Públicas de Organizações Internacionais. A eleição de Edmar Figueiredo, cujo início de carreira se deu na TV-Morena/MS, onde tivemos a honra e o prazer de conhecer e trabalhar juntos, nos anos 90, mereceu destaque da imprensa nacional e foi nota em uma das colunas mais lidas do Brasil, a coluna do colega Ancelmo Góis do Jornal O Globo.