Após anos de luta, Governo atende solicitação de Evander e deve iniciar construção da estrada em Porto Esperança

. / Assessoria Deputado Evander Vendramini

Uma luta iniciada em 2012, por Evander Vendramini, enquanto ainda exercia seu segundo mandato de vereador na cidade de Corumbá, em breve se tornará uma das mais emblemáticas conquistas para os moradores do distrito centenário de Porto Esperança, localizado a 70 quilômetros da área urbana de Corumbá.

A construção da tão sonhada estrada que ligará o distrito à BR-262, será uma solução definitiva para tirar a comunidade do isolamento. Atualmente, o único acesso viável durante todo o ano, é o meio fluvial, que além de dificultar a mobilidade, se torna menos acessível aos moradores devido ao alto custo de locomoção, que chega a custar R$ 120 reais por pessoa.

Nesta semana, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) enviou ao município o termo de comprometimento para que a gestão municipal se comprometa, ao término das obras, da responsabilidade de manutenção da estrada.

Este ano o pedido para celeridade na realização da obra foi novamente encaminhado ao governo pelo deputado e agora, o sonho de ter acesso fácil e rápido durante todo o ano está perto de ser concretizado. A obra terá início nos próximos dias e será financiada exclusivamente com recursos do Governo do Estado.

Além da estrada, duas pontes de concreto irão garantir a trafegabilidade durante todo o ano. Uma delas será construída na Vazante da Margarida e a outra sobre o Córrego Mutum. Já a estrada, terá 10 quilômetros de extensão, a partir do trevo da BR-262 até o centro comunitário.

“É mais uma obra emblemática do governo para Corumbá e o Pantanal, beneficiando diretamente uma população sofrida, onde as pessoas são privadas do direito de ir e vir e vivem num lugar sem perspectivas de crescimento. O governador Reinaldo Azambuja assumiu o compromisso e o acesso em breve se tornará uma realidade”, disse o deputado estadual Evander Vendramini, quando do lançamento do projeto.

Reconhecimento

O trabalho parlamentar do Deputado Evander Vendramini tem recebido o reconhecimento da comunidade local. Não somente pela articulação junto ao governo estadual para construção da estrada como também por outras conquistas alcançadas pelos moradores ao longo deste período.
Para José Domingos, um dos líderes comunitários do distrito, o trabalho do Deputado foi fundamental para melhoria na qualidade de vida de quem vivem em Porto Esperança.

“Não é de hoje que o Deputado Evander Vendramini praticamente adotou a causa de nós moradores de Porto Esperança. Se hoje temos água tratada de qualidade saindo nas torneiras, se temos a expectativa de enfim termos acesso por terra, todos tem a convicção de que o deputado esteve presente em todas essas ações”, disse.

Domingos acrescenta que por 10 anos, Evander foi o único que de fato se empenhou para que Porto Esperança recebesse a atenção que merece.

“Agora, muitos já começaram a aparecer dizendo que se empenharam e até que fizeram alguma coisa por nós moradores, mas o povo sabe quem é de verdade e quem é de mentira.  A respeito da publicação que foi feita na rede social do Sr. Prefeito Marcelo Iunes, com todo respeito eu desminto, ele nunca lutou por nada aqui, foi presidente da câmara e nunca fez nada por Porto Esperança, se alguma coisa está acontecendo de bom para nós moradores, devemos ao Deputado Evander e ao Governador Reinaldo Azambuja”, concluiu.

Água Tratada

A obra realizada pelo Governo do Estado através de investimentos na ordem de R$ 464.193,60 por meio da Sanesul, garante água de qualidade suficiente para atender cerca de 130 moradores que vivem na região pantaneira.

A estação de tratamento foi objetivo de requerimentos e solicitações realizadas pelo Deputado Estadual Evander Vendramini (Progressistas), desde a época em que era vereador no município de Corumbá.

Na oportunidade, o parlamentar além de verificar in loco a instalação da Estação de Tratamento de Água (ETA), conversou com a comunidade anunciando também o lançamento de edital para instalação da via que irá ligar a comunidade com a BR-262.

A comunidade de Porto Esperança é histórica para Corumbá. Começou a ser formada em 1912, com a chegada dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) às barrancas do Rio Paraguai. A economia local é baseada na pesca, turismo e ecoturismo.

Hoje uma das principais reclamações dos moradores é com relação à assistência médica, transporte e desenvolvimento local, prejudicados pela falta de acesso.