TCE-MS e IRB apoiam cartilha que conscientiza o diagnóstico precoce ao câncer infantojuvenil

. / Olga Mongenot

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do e o Comitê Técnico da Educação do IRB (CTE-IRB) apoiam a divulgação da “Cartilha da Coragem: Entendendo o Câncer Infanto-juvenil para o Diagnóstico Precoceâ€. A publicação desenvolvida pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI) de Porto Alegre tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da identificação prévia do câncer infantojuvenil para o aumento do número de diagnósticos precoces da doença.

Como parte do trabalho de divulgação, inicialmente, o ICI irá promover capacitações para professores das escolas públicas de Porto Alegre (RS). A iniciativa deverá ser estendida para as demais redes de ensino futuramente.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes até 19 anos. Mas as chances de cura ficam em torno de 80% quando os pacientes são diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

O projeto foi contemplado no edital da Ação Infância e Vida, oferecido pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), com fomento financeiro do Banco do Brasil. A proposta tem como finalidade alcançar reconhecimento, disseminação de informações sobre os sinais e sintomas da doença nos estabelecimentos de ensino, já que a escola é um dos agentes essenciais na vida das crianças e dos adolescentes.