Incêndio no Banhado do Rio da Prata já devastou 3 mil hectares de vegetação

. / Geisy Garnes

 

Novo levantamento Fundação Neotrópica do Brasil revela que mais de 3 mil hectares da área do Banhado do Rio da Prata, entre Jardim e Bonito, já foram consumidos pelo fogo que atinge a região desde quarta-feira, dia 7 de julho. Neste sábado (10), equipes continuam a batalha contra as chamas que se espalham facilmente na vegetação seca.

A estimativa foi feita a partir de imagens de satélite. Na prática, a área atingida pode ser ainda maior, já que o fogo ainda está sem controle. Cerca de setenta pessoas entre militares do Corpo de Bombeiros, brigadistas do Parque Nacional e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e funcionários das fazendas da região atuam no combate. 

Na noite de ontem, as equipes conseguiram extinguir as chamas que iam em direção ao Parque Nacional da Serra de Bodoquena. A propagação do incêndio para o parque era uma das grandes preocupações das equipes, devido ameaça a biodiversidade local.

Durante todo o resto da noite e também nesta manhã, o combate segue no Banhado, áreas alegadas de extrema importância para a manutenção da Bacia Hidrográfica do Rio da Prata que fica entre Bonito e Jardim. Duas aeronaves e caminhões pipa somam nos esforços de impedir o avanço do fogo.

“Durante a manhã de hoje estamos realizando um voo para monitoramento e obter informações mais precisas para avaliarmos a melhor estratégia a ser adotada, pois o foco de incêndio está em uma área de difícil acesso”, explicou o Major André, Comandante da operação na região, denominada Panemorfi.

Conforme o comandante, há uma linha de fogo de aproximadamente 2 quilômetros de extensão. “As equipes têm encontrado dificuldade para acessar os pontos de incêndio, por isso estamos empregando as duas aeronaves locadas pelo Governo do Estado”, reforçou.