Projeto de Eduardo Nardon é sancionado e Farmácia Solidária agora é Lei Municipal

. / Paulo Abílio

Após o projeto ser aprovado por unanimidade no legislativo jardinense, a prefeita municipal Dra. Clediane Matzenbacher assinou no último dia 29 de junho, a Lei Municipal Nº 2023/2021 que dispõem sobre a criação do Programa Farmácia Solidária, entendendo que tal ação irá favorecer a população de baixa renda, através da supervisão da Secretaria Municipal de Saúde, tomando todas as medidas necessárias para seu desenvolvimento através da organização e distribuição de medicamentos e/ou equipamento médico hospitalar, provenientes de doações da comunidade, órgãos da sociedade civil, clubes de serviços, associações médicas e hospitais, e quaisquer outros meios legais.

Autor do projeto legislativo, o vereador Eduardo Nardon (PP) destacou a contribuição dos colegas parlamentares durante a votação do plano e ressaltou a importância de uma Casa de Leis unida e que busca o melhor para a cidade. “Sabemos que o maior beneficiário com tudo isso será a nossa comunidade mais carente, que muitas vezes necessita de outros medicamentos, além dos que já estão disponíveis na Farmácia Básica, e não conseguem adquirir por possuírem uma renda baixa para tal momento, colocando em risco a sua própria saúde. Por isso quero salientar a parceria e confiança dos meus colegas, que sempre empenhados com a nossa gente, deram seu voto positivo a este projeto socialâ€.

Em nota, Nardon também agradeceu à chefe do executivo, Dra. Clediane Matzenbacher, pelo apoio e sanção à uma ideia que fará mais diferença na saúde dos jardinenses. “O executivo e legislativo jardinense vem fazendo um trabalho diferenciado, onde quem ganha é a nossa comunidade. Por isso quero deixar aqui os meus agradecimentos à prefeita Clediane Matzenbacher que sempre tem atendido a nossa Casa de Leis, promovendo o desenvolvimento e bem-estar de todos os jardinenses. O trabalho de toda equipe de saúde é referência junto ao Governo do Estado e isso faz com que possamos contribuir também com nossas indicações e projetos, afinal, nos propomos a fazer sempre mais e melhor por todos os jardinensesâ€, disse o vereador.

A captação e distribuição dos medicamentos e equipamentos poderão ocorrer em sistema de parcerias entre poder público, entidades civis organizadas, e até mesmo da comunidade, que podem fazer doações daqueles que não mais são utilizados, podendo ajudar outras pessoas mais carentes, e que não tem condições financeiras de adquirir.