BONITO inaugura bueiro ecológico para preservar e evitar lixo em rios de águas cristalinas

 /

Um bueiro ecológico com objetivo de reter resíduos e evitar que lixo vá parar dentro de rios de águas cristalinas, será inaugurado nessa sexta-feira (4), em Bonito, cidade conhecida mundialmente por ser um polo do ecoturismo em Mato Grosso do Sul.

A iniciativa do Instituto das Aguas da Serra da Bodoquena (IASB) com apoio da prefeitura e de uma empresa local, também tem o objetivo de conscientizar a população sobre a preservação dos córregos e também do rio formoso. O local é um dos atrativos responsáveis por movimentar o turismo na região que 2013 recebeu o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo, o World Responsible Tourism Awards, na Feira World Travel Market, em Londres.

 

Visitantes podem avistar cardumes nas águas cristalinas do rio Formoso — Foto: Divulgação/Prefeitura de Bonito

Segundo a diretora executiva do instituto, Liliane Lacerda, o projeto do bueiro ecológico, vai ajudar não só preservar os afluentes do rio formoso, mas incentivar as pessoas, principalmente da área urbana, a a não jogar lixo na rua.

"Geralmente todo tipo de resíduos descartados no meio da cidade ou nas ruas, acabam nos córregos e depois vão parar o rio formoso. Isso fica mais intenso em períodos de chuva. Então esse bueiro vai ajudar a segurar parte desse material", explicou ao G1.

Ainda de acordo com Liliane, a frase "O rio Formoso começa aqui", foi propositalmente colocada como forma de educação ambiental: "Qualquer pessoa que passar por aqui e ver essa frase, vai ter a consciência que toda essa água vai parar no rio. Reforço que a nascente do Formoso não é aqui, mas a frase de impacto, cremos que vai ter um bom efeito e muita gente vai pensar duas vezes antes de jogar lixo no chão", explica.

Conforme a diretora, o projeto piloto instalado na região central do munícipio conta com três cestos de contenção. A previsão é que pelo próximo mês, mais três bueiros ecológicos sejam instalados na cidade. Toda a manutenção será feita por uma equipe da prefeitura.

 

Â