Destino certo no feriadão, Bonito decreta lei seca por 14 dias

 / Nyelder Rodrigues

O feriadão de Corpus Christi começa na quinta-feira (3) e causa preocupação em especialistas e gestores de saúde pública, pois o período pode levar a viagens fora de hora e ao aumento dos índices de contágio da covid-19, que já são altos, em todo o Mato Grosso do Sul. Porém, por ora, as medidas aplicadas ainda são brandas nos principais destinos do Estado.

 Em contraponto, o decreto frisa que "ficam autorizados todos os hotéis, pousadas, albergues, pensões, campigns, casas de aluguel, flats e todos meios cadastrados no AirBNB e outras plataformas digitais o exercícios de suas atividades comerciais".

Agências e operadoras de turismo também estão liberadas de funcionar, assim como os atrativos turísticos e a presença de vendedores ambulantes nas ruas, abertura de bares e conveniências, além de tabacarias - contudo, sem o consumo de narguilé no local. O produto, ao lado de bebidas alcoólicas e tereré, não pode ser consumido na rua.

Por fim, o decreto ainda traz toque de recolher das 21h às 5h e limite de 50% da capacidade total dos estabelecimentos. De repercussão geral para a população de Bonito, foi regrado que as aulas presenciais ficam autorizadas a retornarem nas creches da rede particular, mas suspensas na rede pública municipal como um todo.

Covid - A doença que vem causando pavor em todo o mundo já contaminou 2.563 até hoje em Bonito, matando 53 delas, conforme os dados apresentados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). A cidade é a 21ª com mais infectados e a 19ª com mais mortos entre os 79 municípios existentes em Mato Grosso do Sul.

As medidas mais severas adotadas até agora em Mato Grosso do Sul durante a pandemia foram em Dourados, que aderiu a um lockdown até o dia 12 de junho. Só supermercados, açougues, padarias, farmácias, hospitais, feiras e postos de gasolina podem funcionar.

Dourados vive o pior momento da pandemia de coronavírus, com crescimento exponencial dos casos positivos (foram mais de 600 entre sexta e domingo) e das mortes. Foram 25 óbitos em hospitais da cidade nos últimos dois dias.