Aberta a temporada de mergulho na lagoa “sem fundo†em Jardim

 /

Se você busca um destino diferente e que inspire liberdade neste momento da pandemia, então que tal uma aventura no mundo subaquático da Lagoa Misteriosa? Mergulhar (ou flutuar) com certeza será uma experiência incrível e inesquecível pela exuberância ímpar do passeio em um dos atrativos mais procurados em Jardim, município da região sudoeste de Mato Grosso do Sul, distante 237 km de Campo Grande e a 69 km de Bonito.


Flutuação e mergulho com cilindro são as modalidades à disposição dos turistas. Então, só escolher qual prefere, porque a temporada 2021 da Lagoa Misteriosa foi aberta na última quinta-feira, 21, após o período em que as águas da lagoa são invadidas por microalgas, um fenômeno natural que transforma as águas azuis do atrativo em verde entre meados de setembro a meados de abril.

“Nesse período as atividades na Lagoa Misteriosa ficam suspensas porque as águas do atrativo perdem o azul cristalino e ficam turvas, impedindo a visibilidadeâ€, diz nota divulgada pelo Grupo Rio da Prata, responsável pelo atrativo turístico.

O mistério da lagoa de 30 metros de largura e 60 de cumprimento está na indefinição sobre sua profundidade, que segue desconhecida, e o atrativo até poderia se chamar “lagoa sem fundoâ€. De todas as tentativas de se chegar ao fundo, a marca mais profunda foi registrada em 1998 pelo mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira, que atingiu a profundeza de 220 metros sem conseguir o objetivo.

"É um lugar único e especial que tive o enorme prazer de conhecer em 2020. Além de toda organização local, equipe extremamente profissional e carismática, tudo lá é associado com preservação ambiental. É um lugar para se conhecer, desfrutar e perceber a interação saudável com o meio ambiente",  disse o fotógrafo e mergulhador cearense, Ruver Bandeira, um dos principais nomes da fotografia subaquática do Brasil.

Se você optar pelo mergulho com cilindro, e nunca mergulhou antes nessa modalidade, saiba que nela há diferentes categorias: o Batismo – indicado para os visitantes que não possuem curso de mergulho, e desejam realizar a atividade de forma segura e confortável, até a profundidade máxima de 8 metros; o Mergulho Autônomo Básico, para quem possui certificação Open Water Scuba Diver (18 metros); o Mergulho Avançado para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver (profundidade máxima atingida de 25 metros); e o Mergulho Técnico para mergulhadores com o curso Cave Diver e Normoxic Trimix Diver, na qual a profundidade máxima atingida é de 60 metros.

COMO CHEGAR - Inclua a Lagoa Misteriosa em seu roteiro de viagem. Reservas pelo Whatsapp: (67) 99616-3082. O acesso ao atrativo fica na BR 267 Km 515, na mesma estrada que dá acesso para a fazenda Recanto Ecológico Rio da Prata.


- Como chegar a partir de Campo Grande: Pegar a BR 060 para Sidrolândia, passando por Nioaque até Guia Lopes. Pegar a BR 267 para Jardim, seguir por 36 km, observar a placa indicando o Recanto Ecológico Rio da Prata.

- A partir de Jardim: Pegar a BR 267 sentido Porto Murtinho por 36 km até a placa para o Recanto Ecológico Rio da Prata (a entrada estará sinalizada) e depois só mais 3 km de estrada interna.

- A partir de Bonito: Pegar a MS 178/MS 382 (vai passar na frente do Centro de Convenções), seguir pela MS 178 por 50 km até chegar na BR 267, virar a esquerda, sentido Jardim por mais 2 km e entrar na placa para o Recanto Ecológico Rio da Prata. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS