Prefeitura de Campo Grande barra todas as festas do Carnaval 2021

 / Thais Libni

O Carnaval 2021 em Campo Grande está totalmente cancelado. Visando o controle da contaminação da pandemia da Covid-19 na Capital, na manhã desta quarta-feira (10), foi publicado um decreto no Diário Oficial municipal, que proibe qualquer festividade carnavalesca em todo o território de Campo Grande.  

O decreto que foi assinado pelo prefeito Marcos Trad (PSD), pontua diversas novas medidas a serem tomadas durante o período dos dias 12 a 17 de fevereiro.  

Todas as concessões de licenças, certificados, autorizações e alvarás para a realização de eventos estão invalidados durante o período estipulado. 

Atividades que possam gerar qualquer tipo de aglomeração, seja em espaço público ou privado estão proibidas. 

Além disso,  o documento determina que eventos como; blocos de carnaval, shows, manifestações culturais, com ou sem acesso ao público em geral também estão suspensas.  

Pistas de danças de estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes não poderão ser utilizadas. Durante os dias informados no decreto, o consumo de bebidas alcoólicas em distribuidoras estão suspensos, para evitar qualquer risco de aglomeração.  O compartilhamento de objetos como narguilés e tererés é vedado. 

O descumprimento das medidas deste decreto acarretará a responsabilização civil, administrativa e penal dos agentes infratores, podendo responder por crimes contra a saúde pública e contra a administração pública em geral. O documenta já se encontra em vigor, a partir de sua publicação. 

Operação Carnaval 2021

O plano de segurança da Secretária Especial de Segurança e Defesa Social (SESDES), "Operação Carnaval 2021", contará com todo o efetivo diário da Superintendência do Comando da Guarda Civil Metropolitana (SCGC) será utilizado durante os dias 12 a 14 de fevereiro.   

Para conter possíveis aglomerações alusivas ao carnaval, um mapeamento dos três principais pontos de Campo Grande foi realizado, sendo eles; altos da Av. Afonso Pena, mirante do Aeroporto Internacional de Campo Grande, Esplanada Ferroviária. Além de isolamento com cavaletes e tapumes.  

Outros pontos receberam patrulhamento, como, a Praça do Papa, Lagoa Itatiaia, Orla Morena. Ao todo serão 46 guardas civis metropolitanos e trinta viaturas para a realização do trabalho preventivo de aglomerações alusivas a tradicional festa.  

Estabelecimentos comerciais serão observados, bem como espaços públicos, o descumprimento do distanciamento recomendado, toque de recolher, infrações nas medidas de biossegurança e festas clandestinas, serão penalizadas.