Reforma em dique de Porto Murtinho deve ficar pronta até março

 / Nyelder Rodrigues

Uma das mais importantes obras do Governo do Estado em Porto Murtinho, cidade localizada a 431 km de Campo Grande, deve ficar pronto no próximo mês: é a reforma do dique de contenção de enchentes no rio Paraguai e que impede a progressão das águas dali para dentro da cidade, evitando enchentes e outros transtornos.

Orçada em R$ 1,6 milhões, a recuperação do dique - afetado pela queda de parte do muro de arrimo em outubro do ano passado - foi realizada em caráter emergencial e está em fase final, sob as mãos da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

Datada ainda da década 1980, a obra contou com restauração que instalou guarda corpo, calçamento e intervenções de paisagismo. "Estamos com 95% da obra executada", destaca Sidney José Carvalho Teixeira, engenheiro responsável.

Ele é funcionária da empreiteira Bandeirantes, contratada pela Agesul para a realização de recuperação e posterior manutenção do espaço. O rompimento do muro de contenção soma uma extensão de 60 metros ao longo do rio.

Na época do colapso na estrutura, o dique foi vistoriado pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Por determinação do governador Reinaldo Azambuja (PSD), a Agesul encomendou o estudo para indicar a melhor técnica para solucionar o problema.

O dique, construído em 1985 pelo Ministério dos Transportes, tem 9,7 quilômetros de extensão e circunda todo o perímetro urbano de Porto Murtinho, cidade que se ergueu na beira do Rio Paraguai há mais de 100 anos.

Localizado próximo às margens do rio, Porto Murtinho encontra-se em uma planície de inundação e de baixa declividade. A estrutura foi uma decisão tomada após a população recusar a proposta de mudança do perímetro urbano para uma área mais distante do rio, cerca de 7 km do atual da área atual.