Novembro Azul: entenda a campanha de prevenção do câncer de próstata

. / José Pereira

Movimento pega carona no Outubro Rosa e herda símbolo semelhante; iniciativa foca no tumor mais comum entre homens, mas dá visibilidade à saúde integral masculina.

O Novembro Azul é uma campanha mundial que conscientiza sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é a segunda mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer. As estimativas apontam que serão 65.840 novos casos de câncer de próstata somente em 2020 no Brasil. Anualmente, o Ministério da Saúde e diversas entidades apoiam e promovem ações em prol da causa a fim de que o público masculino se atente mais à própria saúde.

Casos campo-bonenses

Em 2019, 31 homens foram diagnosticados com câncer de próstata em Campo Bom, já em 2020, até o último dia 3, já haviam sido registrados 10 casos. Visando o diagnóstico precoce, este mês as ações voltadas à prevenção de doenças crônicas e ao controle dos principais fatores de risco de morte da população masculina se intensificam com a programação do Novembro Azul.

Segundo a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Suzana Ambros Pereira, este mês as ações voltadas à prevenção de doenças crônicas e ao controle dos principais fatores de risco de morte da população masculina se intensificam em todas as unidades de saúde. “O câncer de próstata é o câncer que mais mata o homem, a estimativa é que até 2030 sejam diagnosticados 600 mil novos casos por ano. Nós temos que acabar com esse tabu, de fazer o exame, de ir ao urologista, pois quanto mais cedo ocorre o diagnóstico, mais chances de cura se tem. Estamos convocando todos os homens a virem até a unidade de saúde para realizarmos exames preventivosâ€, alerta a secretária.

PSA

Um dos principais exames para detecção do câncer de próstata é o PSA (antígeno prostático específico), que avalia a quantidade da proteína produzida pela próstata e, geralmente, quando a doença atinge essas glândulas esses níveis são aumentados. Em 2019, a SMS realizou 4.308 exames de PSA, já em 2020 foram 2.331 de janeiro a setembro, uma média de 259 exames por mês. Os exames estão disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde durante todo o ano.

Fatores de risco

• A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.
• Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.
• Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.
• Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

Diagnóstico

O câncer de próstata pode ser detectado por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Sintomas

Os sinais e sintomas do câncer de próstata são:

• Dificuldade de urinar

• Diminuição do jato de urina

• Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

• Sangue na urina