Castramóvel da Prefeitura de Jardim inicia castração gratuita de animais

 /

 

A saúde animal em Jardim agora conta com um grande reforço sobre rodas. O castramóvel, veículo equipado para atendimento clínico de animais, irá percorrer todos os bairros da cidade ofertando serviços gratuitos às comunidades.

Na manhã desta quinta-feira (22), o castramóvel de Jardim chegou até a Praça do Encontro, localizada no centro da cidade, onde permanecerá até o dia 30 de outubro.

O serviço ofertado pelo município é voltado para pessoas de baixa renda que desejam realizar a castração de seus animais. A iniciativa permite ampliar o trabalho e as políticas públicas de proteção animal da Prefeitura de Jardim, com base na Lei Federal nº 13.426/2017, que incentiva a prática da esterilização para a proteção dos animais e controle desenfreado de reprodução

Segundo o veterinário e coordenador da vigilância em saúde, Rondinelly do Couto, a castração é uma questão de saúde pública e traz também benefícios para o animal. Nas fêmeas, por exemplo, há redução quase 100% a chance de desenvolver câncer de mama. Para os machos, a castração pode contribuir para o controle da agressividade, tornando-os mais caseiros e evitando mortes por atropelamento, por exemplo.

Para o veterinário responsável, Ronan Maciel a castração é um serviço essencial para o controle populacional dos animais e sem dúvida o castramóvel facilitará a oferta desse serviço nas áreas mais carentes, permitindo que o serviço seja levado para as comunidades que mais necessitam.

O atendimento na região central da cidade inicia hoje e será realizado de segunda a sexta, das 08 às 12 horas com a distribuição de senhas. Para realizar o cadastro da castração de cães e gatos é necessário que o proprietário do animal apresente documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência.

 

Daiane Becker

Jornalista – MTB 14.483