Brasil passa a ter mais moderno teste de aflatoxina

. / José Pereira

As aflatoxinas estão presentes no campo, colheita, carregamento, transporte (terrestre e marítimo), armazenamento, embalagens, pontos de venda e até nas despensas das residências. Micotoxinas são perigosas, elas podem permanecer nos alimentos mesmo após a morte do fungo que as deu origem. Atualmente são conhecidas mais de 400 micotoxinas.


Aflatoxinas são micotoxinas produzidas por fungos do gênero Aspergillus. De alta toxicidade, impactam tanto a agroindústria quanto os consumidores finais porque apresentam alta toxicidade para as pessoas e para os animais. Trata-se de um problema de escala mundial.

As culturas mais susceptíveis às aflatoxinas são milho, sementes de algodão, milheto, trigo, amendoim, sorgo, cevada, centeio, arroz, soja, sementes de girassol, nozes e aveia. Além de danos para humanos e animais que consomem os grãos contaminados.

O consumo de alimentos contaminados com aflatoxinas pode causar intoxicações agudas ou crônicas. Em muitas espécies animais, podem provocar o aparecimento de câncer hepático. As aflatoxinas são micotoxinas temíveis. A detecção de sua presença é imprescindível porque elas podem se transportar de um elo para o outro da cadeia da produção de alimentos. Assim, sem o controle adequado, a contaminação não apenas prejudica a composição dos grãos, como o milho, que perde nutrientes importantes, como compromete a nutrição animal e pode representar risco à segurança alimentar, explica Fernando de Souza, gerente comercial do GenesisGroup.

Agora o Brasil passa a contar com o mais moderno teste de detecção de aflatoxinas do mundo. Moderno ele pode identifica o nível da micotoxina em grãos com precisão e rapidez. A solução é oferecida pela empresa brasileira referência em testes e rastreabilidade GenesisGroup como a alemã R-Biopharm, desenvolvedora dos testes. O pequeno equipamento é o único do mercado que garante a rastreabilidade da análise, ao detectar a presença de aflatoxinas nas amostras coletadas e que aponta com extrema precisão o nível de infestação dessas micotoxinas no lote, sendo ferramenta para rápida tomada de decisão. O teste permite monitorar os grãos e acelera o processo de análise. O aparelho coleta a mostras e traz resultados por meio de um aplicativo para Smartphone, que exige a leitura de um QR Code contido em cada lote de kit. A análise fica pronta em 3 minutos.