Atividade fĂ­sica pode se tornar o vĂ­cio do bem e salvar a sua vida, diz o treinador Eder Wagner

. / José Pereira

Suar a camisa faz bem Ă  saĂșde fĂ­sica e mental. Depois de alguma atividade fĂ­sica, a sensação de bem estar Ă© imediata. Assim, a engenheira agrĂŽnoma, Fernanda Moraes Faria, de 39 anos, começou a se exercitar em 2014 e nunca mais parou. “Eu nĂŁo estava satisfeita comigo mesma, escolhi me movimentar e tudo foi melhorando. Quem faz exercĂ­cios percebe a melhora na qualidade de vida, na capacidade funcional e atĂ© no humor”, comentou.

Diariamente, o treinador Eder Wagner, da Life 30. Fit, um programa de 30 minutos de exercĂ­cios todo dia, explica que a atividade funcional estĂĄ associada Ă  redução do estresse oxidativo que pode causar riscos Ă  saĂșde, como doenças, de envelhecimento precoce e morte celular. “Investir em atividade fĂ­sica, Ă© investir em vocĂȘ, na sua saĂșde”, afirma.

A explicação do professor de Educação FĂ­sica vem ganhando novos aliados, para atrair mais adeptos aos exercĂ­cios. Recentemente, pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), divulgada pela imprensa, revela que o hormĂŽnio irisina, liberado pelos mĂșsculos durante a atividade fĂ­sica, pode ter efeito terapĂȘutico em casos de Covid-19. “NĂŁo restam dĂșvidas de que recomendar a prĂĄtica de atividade fĂ­sica regular pode nos proteger de possĂ­veis consequĂȘncias da contaminação durante a pandemia. Por isso, convido a todos a praticar a atividade fĂ­sica com medidas de biossegurança”, destaca o treinador JĂșnior Lourenço.