IFMS Jardim reabre prazo para matrícula em cursos de idiomas

. / José Pereira

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) reabriu o prazo de matrículas para ingresso em cursos de idiomas no segundo semestre letivo. O cronograma retificado está publicado na Central de Seleção.

Os candidatos convocados em primeira chamada para os cursos de Espanhol, Inglês e Libras podem se matricular nesta quarta e quinta-feira, 2 e 3, no sistema de matrículas online do IFMS.

Depois de ativar o acesso ao sistema, o candidato deve responder ao Questionário Socioeconômico e enviar os documentos digitalizados listados abaixo no formato indicado no edital:

Requerimento de matrícula preenchido e assinado;
Documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso;
Documento oficial de identificação com foto
Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (brasileiros entre 19 e 45 anos completos ou a serem completados até 31 de dezembro);
Uma foto 3x4 recente;
Termo de ciência para solicitação de matrícula online (assinado pelo responsável legal), certidão de nascimento ou documento de guarda e tutela (se for o caso) e documento oficial com foto do responsável legal, no caso de candidato menor de 18 anos.
A íntegra das instruções para fazer a matrícula online está disponível no edital de convocação.

Novo cronograma - A publicação da segunda chamada está prevista para 8 de setembro, com matrículas entre os dias 9 e 11. A terceira chamada será divulgada no dia 16 de setembro, com matrículas nos dias 17, 18 e 21 do mesmo mês.

Devido à pandemia do novo coronavírus, ainda não há previsão de início das aulas. A data será divulgada após a definição do calendário letivo do segundo semestre.

Seleção - Foram ofertadas 280 vagas em cursos de Espanhol, Inglês e Libras já em andamento nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas.

Os candidatos foram classificados por meio de sorteio eletrônico, realizado no dia 7 de agosto, na Capital. Os 892 inscritos também fizeram uma prova de nivelamento online para definir em que turma poderiam ingressar.

As vagas foram divididas entre servidores e estudantes do IFMS, além do público em geral.

Cursos – Conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional, além de contribuírem para fomentar o processo de internacionalização do IFMS.

A oferta é na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). Cada curso tem duas etapas, de três semestres cada.

Os estudantes são responsáveis por adquirir o material didático indicado pela instituição. O certificado tem validade nacional e confere o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.