Fazendeira é multada em R$ 7 mil por desmatamento e exploração de madeira

. / José Pereira

Nesta segunda-feira (17), policiais militares ambientais de Bela Vista realizaram fiscalização em uma fazenda, localizada a 55 km da cidade. Com o uso de GPS, foi localizado um desmatamento e exploração de madeira, ocorridos ilegalmente no município de Caracol.

De acordo com informações da PMA, a supressão ilegal de 7,05 hectares de vegetação nativa de cerrado foi levantada por técnica de sobreposição de imagens de satélite, localizada e medida com uso de GPS. O desmatamento que ocorrera há algum tempo já estava com a área com plantio de pastagem e criação de gado bovino.

Foi utilizado aparelho de GPS para aferição da área alterada e drone para determinação do uso atual do solo. Os policiais ainda verificaram que parte da madeira e galhadas provenientes da vegetação retirada ainda estavam no local e a maior parte havia sido explorada ilegalmente. As atividades foram interditadas.

A infratora, 61, residente em Caracol, foi autuada administrativamente e multada em R$ 7.050,00. Ela também responderá por crime ambiental com pena prevista de seis meses a um ano de detenção. A autuada também foi notificada a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (Prada), junto ao órgão ambiental estadual.