Cidade que já foi epicentro da covid, Guia Lopes começa a flexibilizar medidas

 / Silvia Frias

Município que já foi considerado o epicentro do novo coronavírus (covid-19) em Mato Grosso do Sul, Guia Lopes da Laguna, a 233 quilômetros de Campo Grande, começa a flexibilizar medidas restritivas e alterou horário de toque de recolher, agora das 22h às 5h. A cidade hoje tem 238 casos confirmados da doença.

No primeiro decreto, em março, o toque de recolher imposto foi das 18h às 5h, sendo alterado de 20h às 5h, medida que estava em vigor até o início desta semana. A nova medida, a ser anunciada hoje, altera o horário para início do toque às 22h. O município irá manter o policiamento nas ruas para fiscalizar cumprimento da medida.

Por enquanto, segundo o prefeito Jair Scapini disse que é a única medida a ser flexibilizada, permanecendo o lockdown imposto no dia 7 de maio. Desde aquele período, as saídas são reguladas pela data de nascimento dos moradores e todos são obrigados a usar máscara.

Scapini disse que estuda permitir o funcionamento de churrascarias/restaurante aos domingos, mas diz que isso ainda esta em estudo.

O município teve eclosão de casos de covid-19 a partir da contaminação de funcionários do frigorífico Brasil Global. O ritmo de infecção caiu. Entre 31 de maio e 2 de junho, a quantidade de casos foi de nove em três dias. No pior momento, a cidade chegou a registrar 50 confirmações em 24 horas.

Apesar da queda, o município ainda está na 1ª posição em incidência de covid-19, 2.405,3 por 100 habitantes. Por isso, ainda é preocupante e, por isso, as outras medidas de restrição seguem em vigor.Â