VIPs Voleibol – O projeto que tem feito a diferença em Guia Lopes da Laguna

 /

“A experiência com o VIPs foi, com certeza, uma das melhores possíveis. Veio em um momento que eu estava muito mal e foi responsável por eu continuar enxergando esperança. Nunca foi apenas um time de voleibol, mas uma família na qual eu sempre pude confiar. Sou muito grata!†(Elen Tybusch-atleta)

Criando em 2019, pela professora e funcionária pública Thaismila Ferreira, o projeto voluntário de voleibol, batizado pela escola Salomé de Melo Rocha como VIPs Voleibol, tem transformado a vida de crianças, jovens e adultos em Guia Lopes da Laguna.

Apesar do uso habitual, a sigla não significa Very Important Person. A sigla VIPs exprime o desejo e objetivo geral do grupo: Viver Influenciando Positivamente.

É isso que todos os envolvidos no projeto buscam, nas palavras da idealizadora, “temos o intuito de, por intermédio do esporte, influenciar de forma positiva jovens, crianças e adultos, colaborando com a formação do caráter, compreensão do conceito de cidadania, sempre proporcionando diversão e uma vida mais ativa†(Profª Thaismila).

“Sou muito grata ao projeto VIPs Voleibol por me proporcionar momentos de alegria e distração da rotina, também por me ensinar a ter paciência e persistência, afinal, aprendizado nunca é demais. Nós, VIPs, somos muito mais que um time, somos uma família e mais pessoas precisam conhecer a nossa família VIPs†(Geane Colle Alberton – atleta)

De acordo com Thaismila, no início o projeto se deparou com algumas dificuldades por ser um projeto inovador e por abordar um esporte tão pouco difundido no município, porém encontrou em seus parceiros uma importante força motriz.

A direção da escola Salomé nas pessoas da diretora Telma Barretos e secretário Walsio Lima, doaram materiais para o início dos treinamentos e patrocinadores como Cruzeiro do Sul, Esteio Rural, Diego Olídio, Gabriel Gregory, Mercado Estrela Guia e Pandora Modas colaboraram com patrocínio para uniformes e materiais, além de iniciativas dos alunos, como vendas de rifas, para as viagens e competições.

“Só tenho a agradecer ao projeto VIPs e, principalmente, a professora Thaismila por me dar a oportunidade de fazer parte desta grande família desde sua criação colaborando diretamente com os treinamentos e organização. Sou grato por participar do desenvolvimento dos atletas, independente da idade, tanto esportiva quanto pessoalmente. E acima de tudo, grato por receber o carinho e amor que emana dessa família onde há pessoas maravilhosas†(Edgar Santos – Colaborador)

Hoje encontramos na cidade vários projetos e iniciativas voltadas para o voleibol graças a influencia do projeto VIPs na instauração do esporte neste local.

O projeto VIPs Voleibol, hoje, atende diretamente mais de 100 pessoas entre crianças, jovens e adultos. Um ambiente onde famílias inteiras se reúnem graças a uma paixão em comum, o voleibol. Isso tem se tornado um mecanismo importantíssimo no controle à evasão escolar e na integração família-escola.

“Não há palavras para expressar o que o projeto VIPs significa pra todos nós. Um projeto que une alunos e mães, simplesmente maravilhoso. Toda minha família participa, não conseguimos ficar sem vôlei. Parabéns, professores, pelo empenho e dedicação. Esporte é vida†(Genny Cristina Kehrwald – Mãe e atleta)

O projeto realiza inúmeras ações beneficentes em prol das entidades do município, os atletas de empenham e tem aprendido o valor do amor e da empatia. Tem funcionado como ferramenta de inclusão social e, também, auxiliado jovens em situação de risco emocional e psicológico, tornando-se um importante aliado em seus tratamentos e recuperação.

“Desde que meu filho começou a fazer parte do projeto VIPs Voleibol sua rotina foi transformada. Atleta de Jiu-jitsu, faixa azul, era o único esporte do qual fazia parte. Com a interação e o vôlei coisas boas se tornaram ainda melhores, pois sendo adolescente e com deficiência auditiva ele se sentiu tão confiante e aceito que a transformação é visível, elevou sua autoestima, melhorando a visão de tudo ao seu redor, além de ampliar o respeito do esportista por si e pelo próximo, pois foi a través da troca, interação e integração que ele aprendeu mais sobre interagir em grupo†(Rosi Obregon – Mãe e atleta)

Embora, inicialmente o alvo dos encontros tenha sido a comunidade escolar da EE Salomé de Melo Rocha em Guia Lopes da Laguna, os treinamentos têm alcançado alunos de outras instituições.

“Mudei pra Guia Lopes faz 7 meses e desde então me sentia muito sozinho, pois não tinha amigos, não tinha onde ir, estava com medo de entrar em depressão. Foi nesse momento muito difícil que conheci o projeto VIPs. Esse projeto é incrível, me ajudou muito, fiz muitas amizades nele, nos tornamos uma família nele. Não é só jogo, rivalidade, é também alegria, energia; é de fato uma família que acolheu. Sou muito grato a todos e hoje tenho orgulho imenso de fazer parte da família VIPs Voleibol.†(Irineu Vitor M. Ghizoni – atleta)

O projeto VIPs Voleibol tem cumprido a missão de contribuir para a formação do cidadão crítico e participativo por intermédio da educação, do esporte e de iniciativas para o bem social em Guia Lopes da Laguna. Procure a escola estadual Salomé de Melo Rocha ou a professora Thaismila Ferreira em Guia Lopes da Laguna para conhecer melhor e saber como participar. Que mais iniciativas como estas nasçam! Parabéns aos idealizadores.

Â