Fotografo de Jardim Moroni passou horas atrás de jaguatirica e encontro ocorreu durante tereré

 / Liniker Ribeiro

Assim como muitos pesquisadores, fotógrafos e amantes da natureza, Edson Moroni, de 27 anos, buscou por anos ter um dos encontros mais emocionantes de sua vida, o com uma jaguatirica. Mas foi em um momento de descontração, descanso e lazer, na manhã desta terça-feira (28), que seu caminho cruzou com o do animal.

"Já fiquei dois, três dias procurando e nunca consegui ver. Mesmo onde tem maior frequência de pesquisadores para encontrar o bicho. Hoje, eu estava no Buraco das Araras, tomando tereré, quando ouvi umas gralhas cantando perto, na direção onde tem um couchinho d'água. Quando olhei, falei pra minha amiga: olha a jaguatirica", descreve Moroni sobre o momento do encontro.

Segundo ele, o animal surgiu por volta das 11h. O momento foi registrado pelo biólogo por meio de foto e vídeo, e ficará marcado para sempre em sua memória. "Foi um susto para todo mundo, porque ela estava a menos de 10 metros da gente e super tranquila", lembra.

Além dele, as amigas Amanda Maciel e Elisete Ifran também tiveram oportunidade de ver o animal.

"A observação nessa contemplação foi sensacional, eu já tinha ouvido falar que teve outras aparições aqui na fazenda, mas até então nunca tinha observado. Estar ali e, de repente ela estava ali tomando água foi algo incrível, demonstra que nosso local na preservação e conservação está surtindo efeito", relata a turismóloga Amanda Maciel.

Para a bióloga Paula Ojeda, o encontro ascendeu a vontade de ver o animal na fase adulta. "Foi incrível, num primeiro momento eu não acreditei. Foi algo único na minha vida e espero que eu veja um adulto em breve, quero ver mais vezes, registrar bastante".

Apesar do encontro ter sido inédito para o biólogo Edson, ele relata que, nos últimos seis meses, grupos de pesquisadores e turistas encontraram o animal algumas vezes, mas nunca tão calmo.

"Nos últimos seis meses viram ela umas três vezes, nunca tão tranquila. Sempre muito rápido ou passeando com o filhote. Hoje foi tranquilo, deu tempo de pegar o celular e fazer alguma coisa. Pela qualidade eu até peguei minha câmera fotográfica", complementou o biólogo.

 
 
Durante tereré, biólogo tem encontro especial com jaguatirica
Durante tereré, biólogo tem encontro especial com jaguatirica
 
 
 
Â