Prefeito Guilherme Monteiro é homenageado com medalha alusiva aos 150 anos da Retirada da Laguna

Foto: Assessoria de Comunicação / Assembleia Legislativa /

Na noite dessa terça-feira (27), a partir das 19h, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou a solenidade de entrega da Comenda ‘Coronel Pedro José Rufino’, alusiva aos 150 anos da Retirada da Laguna. O evento foi proposto pelo deputado estadual Junior Mochi (PMDB), presidente da Casa de Leis, em conjunto com o secretário de Estado de Cultura e Cidadania (SECC), Athayde Nery de Freitas Júnior.

Foram homenageados o governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB), o descendente do Coronel Pedro José Rufino, Ricardo Maria Figueiró, a descendente de Guia Lopes, Deolinda Melges, o comandante interino do Comando Militar do Oeste (CMO), José Carlos Braga de Avellar, o secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery de Freitas Junior e o deputado estadual Junior Mochi.

A Comenda também foi entregue aos prefeitos da região onde ocorreu o episódio da Retirada da Laguna. Receberam a honraria o prefeito de Jardim, Guilherme Monteiro (PSDB), o prefeito de Aquidauana, Odilon Ferraz Alves Ribeiro (PSDB), o prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites (PSDB), o prefeito de Nioaque, Valdir Couto Júnior (PSDB). Os reitores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Augusto Santos Turini, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Fábio Edir dos Santos Costa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MS (IFMS), Luiz Simão Staszczak, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Liane Maria Calarge, e o historiador Krugerson Mattos foram os últimos homenageados.

Reinaldo Azambuja, governador do Estado justificou a relevância da Comenda proposta pelo Poder Legislativo. “Aqui estamos diante de uma iniciativa que enaltece a história e traz os fatos que deram origem a nossa identidade cultural. A história é o retrato do povo e de seus ciclos de desenvolvimento social e cultural. Esta Comenda realça um dos fatos mais marcantes da Guerra do Paraguai, crucial momento na construção da história sul-mato-grossense. Destaco a iniciativa da Assembleia Legislativa em instituir essa honraria para enaltecer ainda mais a Retirada da Lagunaâ€, considerou.

Guilherme Monteiro destacou o resgate da história da Região. “É muito importante nos lembramos sempre de nossa história, enaltecer o feito de homens e mulheres que lutaram bravamente para defender os ideais e a liberdade que hoje desfrutamos. É uma honra receber essa comenda em nome de toda a população jardinenseâ€.

Estiveram presentes na solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Jardim, vereador Fernandinho Ramos (PSDB), vereadora Kátia Farias (PSDB) e a Secretária de Administração da prefeitura, Margarida Almeida e a primeira dama Robertha Peixoto.

Coronel Pedro José Rufino - O nome do Coronel Pedro José Rufino foi escolhido para denominar a Comenda devido aos seus trabalhos prestados como militar a serviço do País por 40 anos, participando também da Guerra da Tríplice Aliança, defendendo os sul-mato-grossenses e sendo combatente na Retirada da Laguna.  

Guia Lopes - Na Guerra do Paraguai, no dia 8 de maio de 1867, José Francisco Lopes foi escolhido para guiar uma tropa de 1.500 homens do coronel Carlos de Morais Camisão. A partir daí foi iniciada a marcha até Bela Vista e em direção à Nioaque que durou 35 dias sob a fome, doenças e a perseguição dos soldados paraguaios. No dia 27 de maio de 1867, 52 km depois, Guia Lopes, como era conhecido, falece de cólera a poucos dias da travessia do rio Miranda, que era o último obstáculo antes do objetivo final. Fora enterrado numa localidade que o homenageou, passando a se chamar Guia Lopes da Laguna, hoje município sul-mato-grossense.