Polícia Militar, em parceria com prefeituras municipais, realiza formatura do Projeto Patrulha Mirim em Jardim e Guia Lopes da Laguna

 / ALICE LORENZON

Quinta feira  (21), a Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Jardim e Guia Lopes da Laguna, realizou a Solenidade de Formatura do Projeto Patrulha Mirim, nas duas cidades.

O Patrulha Mirim é um programa de ação social participativa, cujo maior objetivo é integrar a sociedade e a Polícia Militar de MS, aproximando os jovens e suas famílias, valorizando e difundindo a cultura da paz, o esporte e o lazer. O projeto tem por objetivo proporcionar aos jovens uma oportunidade de contato com várias áreas do conhecimento, através de lições e instruções que são repassadas utilizando-se da disciplina militar, buscando, com isso, afastar esses jovens de oportunidades negativas ao seu desenvolvimento pessoal. Tem como finalidade abrir novos horizontes à criança e ao adolescente, resgatando a cidadania, a dignidade humana, a valorização da família, o civismo, encorajando e estimulando-os para a vida harmoniosa em sociedade. Os integrantes da Patrulha Mirim são instruídos a ficarem longe das drogas e da violência através de aulas e palestras sobre o tema. Outra premissa é o estimulo à frequência e permanência na escola, bem como seu rendimento escolar.

Em Jardim, o evento foi realizado às 16h30, em frente à antiga sede do 11º BPM, na rua Marechal Rondon, centro, e formou os patrulheiros, participantes do Projeto, de Jardim e do distrito de Boqueirão. Foram 49 crianças formadas em Jardim, sob a instrução do cabo Carlos Martins Alvarenga. No distrito de Boqueirão, foram formados 21 patrulheiros, sob a instrução do cabo Thiago Henrique Farias Peixoto. Para a execução dos projetos, a PM contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Jardim, através da Secretaria de Assistência Social, e coordenação da senhora Ludmila Maciel.

Em Guia Lopes da Laguna a formatura foi realizada às 19h00, na sede do Projeto Conviver. Participaram da solenidade 26 alunos, dos quais 9 foram formados. Em Guia Lopes, o Projeto, também, é executado com o apoio da Prefeitura Municipal e tem como instrutor o cabo Paulo Cesar dos Santos Maidana, que conta com o auxílio das professoras Rosangela Obregon e Francisca Baldonado, como coordenadora e orientadora pedagógica, respectivamente.

O Comandante do 11º BPM, tenente-coronel Daniel Elias dos Santos e o Subcomandante e Coordenador dos Projetos Sociais do Batalhão, capitão Rafael Pinheiro Garcia, estiveram nos dois eventos, prestigiando os alunos, os instrutores e todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento e execução das atividades. O tenente-coronel Daniel, aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho e parabenizar a todos, pelo sucesso e êxito alcançado, bem como ao Prefeito de Jardim, Guilherme Alves Monteiro, e ao Prefeito de Guia Lopes, Jair Scapini, pela parceria firmada na execução deste tão importante Projeto para a sociedade.

Fotos: Alex Diniz