ApĂłs renĂșncia de Morales, BolĂ­via tem vazio de poder

 / Por Marieta CazarrĂ© - RepĂłrter da AgĂȘncia Brasil

A Bolívia acordou hoje (11) sem governante. Ontem, o presidente Evo Morales renunciou ao cargo, após uma onda de protestos que jå durava 21 dias. Também renunciaram Álvaro García Linera, vice-presidente do país, Víctor Borda, presidente da Cùmara de Deputados, e Adriana Salvatierra, presidente do Senado.

Cabe agora ao Legislativo escolher um novo presidente do Senado, para que possa acatar a renĂșncia de Morales e dar inĂ­cio ao processo de novas eleiçÔes.

A Constituição boliviana estabelece que “em caso de impedimento ou ausĂȘncia definitiva do presidente, ele serĂĄ substituĂ­do pelo vice-presidente e, na ausĂȘncia deste, pelo presidente do Senado, e na ausĂȘncia deste pelo presidente da CĂąmara dos Deputados. Neste Ășltimo caso, novas eleiçÔes serĂŁo convocadas dentro de um perĂ­odo mĂĄximo de noventa dias”.

De acordo com Salvatierra, que renunciou Ă  PresidĂȘncia do Senado, “a renĂșncia da presidĂȘncia (do Senado) nĂŁo implica necessariamente sucessĂŁo em linha direta pelo vice-presidente, mas que uma sessĂŁo deve ser realizada para definir nova presidĂȘncia para o Senado".

Diante da ausĂȘncia dos chefes das duas cĂąmaras, o vice-presidente do Senado deve convocar uma sessĂŁo e encaminhar os prĂłximos passos. Ainda nĂŁo se sabe exatamente como o Legislativo irĂĄ proceder. É possĂ­vel que determine um nome para assumir a presidĂȘncia do Senado, alguĂ©m que finalize o atual mandato de Morales, enquanto se convocam novas eleiçÔes.

Pode ser ainda que os legisladores definam uma espécie de "governo de consenso" até o fim do atual mandato, que vai até o dia 22 de janeiro, data prevista para a posse do próximo presidente.

Outra possibilidade Ă© que partidos polĂ­ticos e movimentos civis cheguem a um acordo em relação ao nome de algum senador que possa ocupar interinamente a presidĂȘncia, enquanto o processo de novas eleiçÔes Ă© realizado.

O partido de Evo Morales, o Movimiento al Socialismo (MAS), tem maioria nas duas cĂąmaras.