Paraguai decreta emergĂȘncia ambiental por conta de incĂȘndios

 / Humberto Marques

O presidente do Paraguai, Mario Abdo BenĂ­tez, promulgou lei nesta terça-feira (10) declarando emergĂȘncia ambiental nos departamentos (Estados) de Alto Paraguay –na divisa com Mato Grosso do Sul e BolĂ­via– e BoquerĂłn, no norte do paĂ­s, devido aos incĂȘndios florestais que, hĂĄ semanas, consomem ĂĄreas do Chaco, a exemplo do que ocorre no Pantanal sul-mato-grossense.

 

Segundo o jornal ABC Color, o decreto terĂĄ validade por 60 dias, perĂ­odo no qual a SEN (Secretaria de EmergĂȘncia Nacional), forças armadas, governos e prefeitos e outros organismos tomarĂŁo “medidas de carĂĄter sanitĂĄrio e de assistĂȘncia social”, oferecendo recursos para combater os focos de incĂȘndio que afetam o Pantanal do Paraguai.

Chefe da SEN, JoaquĂ­n Roa afirma que pelo menso 100 mil hectares do Chaco foram destruĂ­dos pelo fogo. Os incĂȘndios, afirma ele, teriam se iniciado na zona de Chovoreca, na BolĂ­via.

Apesar de esforços de brigadistas para apagar o fogo, o jornal paraguaio relata que fortes ventos reavivam as chamas, que atingem reservas como o RefĂșgio de Animais Silvestres Urutau, em FiladĂ©lfia (San Pedro) e a Reserva Natural do Bosque MbaracayĂș (Canindeyu).

MS – IncĂȘndios florestais tambĂ©m tĂȘm atingido outras ĂĄreas do paĂ­s, como os departamentos de Alto ParanĂĄ, San Pedro, Amambay e Canindeyu, estes dois Ășltimos tambĂ©m na fronteira com Mato Grosso do Sul, na faixa de Ponta PorĂŁ a Mundo Novo, respectivamente.

Nesta terça, a fumaça vinda dos incĂȘndios no lado paraguaio encobriu cidades brasileiras ao longo da Linha Internacional, quando quase 2,6 mil focos de calor foram identificados no paĂ­s vizinho.

O problema tambĂ©m Ă© sentido em Mato Grosso do Sul, onde 1,027 milhĂŁo de hectares foram consumidos por incĂȘndios nas Ășltimas semanas, segundo dados do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais RenovĂĄveis) e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decretou situação de emergĂȘncia nesta quarta-feira (11), na expectativa de concentrar esforços locais e contar com auxĂ­lio federal no combate Ă s chamas. A medida foi tomada levando em consideração o aumento no nĂșmero de queimadas, de quase 300% no perĂ­odo entre julho e agosto, e as Ășltimas 48 horas, quando quase 400 focos de calor atingiram diferentes regiĂ”es. O calor e o tempo seco, tĂ­picos de setembro, bem como a previsĂŁo de que nĂŁo haverĂĄ chuvas significativas no Estado atĂ© o dia 24, estĂŁo entre os motivos da adoção da medida.