Startup do MS em parceria com FEAjr (USP) e EESCjr (USP) teve seu case apresentado em encontro nacional de empresas júniores (ENEJ) em Gramado.

 / José Pereira

Foi realizado na cidade de Gramado (RS) entre os dias 4 à 7 de setembro o Encontro Nacional das Empresas Juniores (ENEJ), evento que recebeu mais de 5 mil estudantes universitários de todo o Brasil. Segundo a Brasil Junior, entidade que realiza a conferencia, o ENEJ é o maios evento de empreendedorismo jovem do mundo.

Atualmente, de acordo com a Brasil Júnior, há no país mais de 900 empresas juniores e 22 mil empresários juniores distribuídos em 171 instituições de ensino superior.

As empresas juniores da USP, Feajr (Faculdade de Economia e Administração) e EESCjr (Escola de Engenharia de São Carlos) apresentaram no evento da ENEJ um modelo de negócio da Óleoponto, uma Startup que está transformando a reciclagem do óleo de cozinha usado no Brasil, startup essa que nasceu no interior do Mato Grosso do Sul na cidade de Jardim (MS) e que busca transformar a experiência do usuário em reciclar o óleo de cozinha usado, atacando diretamente o grande gargalo, que é a coleta.

Foi apresentado pelos estudantes tanto o problema que o óleo de cozinha usado quando mal descartado traz para o meio ambiente podendo contaminar mais de 25 mil litros de água, mas também a solução que foi encontrada para reverter esse problema através de um modelo de negócio totalmente inovador e altamente tecnológico. Â