Anta foi flagrada em vĂ­deo no fundo do Rio Prata em Jardim

 / Gabriel Neris

Uma anta submersa chamou a atenção durante passeio no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim, município localizado a 233 km de Campo Grande. O animal, despreocupado, passa rapidamente pelo monitor ambiental Fernando Maidana, de 27 anos, e o cardume que ele filmava durante o passeio.

 

No vídeo, o animal passa rapidamente levantando a areia e em questões de segundos deixa a água em busca a borda do rio. Segundo o monitor, esta é a primeira vez que ele consegue filmar o animal totalmente submerso (assista abaixo).

 

“É gratificante, sempre tentava filmar debaixo d’água, já tinha me deparado. Ela aparece direto na nascente, onde começa o passeio da flutuação”, conta. Ele diz que já tentou fazer o flagrante em outras oportunidades, mas o animal sempre aparecia com a cabeça fora d’água.

O flagrante ocorreu, segundo ele, por volta das 8h30 do dia 3 de agosto. Fernando conta que é comum à anta aparecer no período de reprodução e que não se importa com a presença do homem. Mas para garantir a imagem, decidiu escolher um ângulo que não interrompesse sua rota para não se sentir ameaçada e buscar a água imediatamente.

Fernando conta que muitas pessoas se mostraram surpresas com o “desempenho” do animal debaixo d’água por ser um mamífero. “Pessoal achava que só andava na trilha, mas ela mergulha, tem fôlego de 2 a 3 minutos”, conta.