Polícia Civil identifica autores de criar e espalhar ‘fake news‘ em Nioaque

 /

Com investigação sigilosa que tramitava há mais de 06(seis) meses,a Delegacia de Polícia Civil de Nioaque, sob o comando do delegado Dr. Renato Lima Fazza, conclui essa semana o Inquérito Policial, de crime Digital,  na forma de difamação e outros crimes contra a honra do Prefeito Municipal Valdir Couto de Souza Junior, Presidente da câmara de Vereadores de Nioaque, Danilo Bortoloni Catti, Secretário de Agricultura  do município Jorge Fernandes Lemes, entre outros cidadãos, que eram atacados de forma  anônima; eis que os denunciados utilizavam-se de PERFIL FALSO na Internet, sob o codinome de FRANCISCO ORLANDO PINHEIRO PARAGUASSU, para pratica de crimes.

Amparados pelo então anonimato e excesso de confiança, desconsiderando que tudo que se refere a Internet deixa rastros e evidencias; foram indiciados EWERTON BENITES,  e o  funcionário Público ERLON DE OLIVEIRA, desafetos das autoridades citadas, usavam a rede Facebook, para através do perfil  Falso “Paraguassú”, cometer os mais diversos crimes contra a honra das vitimas, atacando suas reputações e intimidades, e principalmente da vida pessoal dos mesmos divulgando noticias falsas e boatos criminosos, causando grande transtorno as vítimas e familiares, causando verdadeiro “terror” na pequena cidade de Nioaque, já que as notas publicadas pelo “Sr. Paraguassú”, pelo conteúdo ácido,  causaram grande curiosidades pessoas, tendo centenas de visualizações e compartilhamentos quando da postagem periódica.

A Polícia Civil atuou com zelo e responsabilidade, pois se trata de investigação difícil por referir-se a crime cibernético, que deriva de técnicas incomuns e complexas, para se chegar aos reais responsáveis.

O Inquérito Policial nº3302018, foi concluído e remetido ao Ministério Publico para providencias, sem prejuízos as Ações Penais Privadas e Ações Cíveis que poderão ser tomadas pelas vitimas.