Em MS, 165 pessoas foram assassinadas em 4 meses

Em Campo Grande, número de assassinatos caiu 43%, segundo a Secretaria de Segurança Pública (Foto: Marco Miatelo/Arquivo DD) /

Entre janeiro e abril de 2017, 165 pessoas foram assassinadas em Mato Grosso do Sul. O número foi divulgado pela Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) nesta segunda-feira, 5 de junho. O dado aponta para redução do crime em relação ao mesmo período do ano passado, quando 200 pessoas foram vítimas de homicídio doloso (quando há intenção de matar). A queda, portanto, foi de 17,5%.

MS, inclusive, é citado no estudo chamado Atlas da Violência 2017 como um dos estados brasileiros onde houve redução do crime nos últimos seis anos. Conforme o levantamento estadual, a redução no índice de criminalidade em Campo Grande atingiu 43%, caindo de 53 homicídios dolosos – quando há intenção de matar, de janeiro a abril de 2016, para 30 no mesmo período deste ano. Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, a redução dos índices de criminalidade são reflexo da melhoria dos investimentos em segurança, dentro do programa MS Mais Seguro que tem equipado as forças de segurança.

“Estamos oferecendo melhores condições para que nossos policiais possam trabalhar. Os números são resultados, principalmente, da intensificação de ações de prevenção a partir das metas do programa “MS Mais Seguro”, o qual compactua com o atual plano de comando da Polícia Militar, e tem a finalidade de garantir a segurança e a preservação da ordem pública”, disse, segundo a assessoria de imprensa do governo estadual. O secretário lembrou que somente Campo Grande recebeu 102 novas viaturas para reforçar as ações de combate ao crime e o policiamento ostensivo, em solenidade realizada no fim do mês de maio.

(Com informações da assessoria de imprensa do governo estadual)