Jardim: Empreiteira assume obra de ponte que desabou em temporal

 / LEANDRO ABREU

A empreiteira Sipav Engenharia, responsável pela obra da ponte que desabou em abril desse ano no município de Jardim, assumiu a reconstrução da passarela. Laudos da perícia realizada no local constataram erros na execução dos trabalhos, finalizados em 2014, quando foi inaugurada.

De acordo com o Governo do Estado, a empresa se manifestou para recuperar a ponte após ser notificada pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). O projeto foi refeito, redimensionando a estrutura condenada pela perícia, e o serviço foi iniciado esta semana com prazo de conclusão em 90 dias.

Conforme o laudo, elaborado pela Etelo Engenharia de Estruturas, a queda da ponte é consequência de uma série de erros. A base de sustentação do lado direito, por exemplo, com uma viga de concreto apoiada em blocos com estacas, foi construída sobre o barranco, distante da margem do rio. Foi constatado também que os pilares da mesma linha foram construídos sobre um maciço de terra arenosa que adentrava o rio.

A reconstrução da estrutura sobre o Rio dos Velhos terá uma abertura de 24 metros entre dois pilares, por onde, conforme estudo, ocorre a maior vazão do canal, evitando também concentração da vegetação. A extensão da ponte, que era de 48 metros, passará a ter 60 metros, com a instalação de mais um vão de 12 metros no barranco onde ocorreu afundamento de um dos pilares.