Confira lista: com fim do prazo de convenções, eleitor de MS terá 6 opções para o governo

 / Ludyney Moura

Terminou neste domingo (5), o prazo dado pela Justiça Eleitoral para que os partidos políticos realizassem suas convenções, para escolha dos candidatos que vão disputar as eleições de outubro. Em Mato Grosso do Sul, os eleitores terão que escolher entre seis postulantes ao cargo de governador do Estado.

Tentando voltar ao comando do Estado, o MDB terá a senadora Simone Tebet como candidata ao governo, e o procurador de Justiça e pastor evangélico, Sérgio Harfouche, do PSC, como candidato a vice-governador. Completa a chapa majoritária, o senador Waldemir Moka, que busca a reeleição.

Quem também terá a reeleição é o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Após muito mistério, os tucanos definiram como candidato a vice-governador o ex-prefeito de Dourados, e que já ocupou a vice-governadoria na primeira gestão de André Puccinelli (MDB), Murilo Zauith. Para o senado, a chapa tucana terá

 

Juiz aposentado, Odilon de Oliveira é a escolha do PDT para a disputa do governo. O candidato a vice-governador será Marcos Camargo Vitor, bispo da Igreja Evangélica Sara Nossa Terra, indicado do PRB, aliado de última hora que também terá o senador Pedro Chaves como candidato ao Senado, ao lado da Profª Leocádia Petry Lemes (PDT).

O PT vai de chapa pura na disputa majoritária, e aposta no ex-prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci, para encabeçar a chapa. A advogada Luciene Maria da Silva e Silva será a candidata ao cargo de vice-governadora, e o ex-governador e deputado federal Zeca do PT o candidato ao Senado.

Numa coligação formada por REDE, PV e PCdoB, o engenheiro Marcelo Bluma (PV) será o candidato a governador, tendo como vice na chapa a profª Ana Maria Bernardelli (REDE). Mário Fonseca (PCdoB) vai disputar o Senado na chapa.

Último partido a definir os nomes, o PSOL também vai de chapa pura nas eleições, e aposta na pluralidade. O advogado e ex-vice-prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alberto Danieze será o candidato ao governo, Diná Freitas, candidata a vice-governadora, e, completando majoritária da sigla, terá um representante da comunidade indígena, Anizio Guató, da tribo Guató de Corumbá, será o candidato ao Senado.

Registro

Agora, partidos e coligações têm até o próximo dia 15 de agosto para apresentarem no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) o requerimento de registro de candidatos a governador e vice-governador, senador e suplente, deputado federal e deputado estadual. No dia seguinte, 16 de agosto, é o início do prazo em que se torna permitido, de fato, a propaganda eleitoral.