Comarca de Nioaque será a 28ª a implantar o Projeto Padrinho

 /

Uma das cidades mais antigas do Estado, Nioaque será a 28ª comarca contemplada com o Projeto Padrinho. Atendendo solicitação da juíza Larissa Luiz Ribeiro, a Coordenadoria da Infância e da Juventude de MS (CIJ) implantará na comarca essaa proposta de apadrinhamento de crianças acolhidas.
 
Serão dois dias de trabalho para implantação do Projeto Padrinho e a abertura do evento será realizada nesta quinta-feira (19), às 19 horas, no plenário do Tribunal do Júri da comarca. Na cerimônia, as técnicas da CIJ Enilda Machado e Andréa Espíndola, esta responsável pelo Projeto Padrinho em Campo Grande, irão proferir palestra. Na sexta-feira (20), as técnicas farão a capacitação das equipes e voluntários do projeto.
 
Importante ressaltar que no Município existe apenas uma Casa Lar, que abriga 11 crianças e adolescentes. De acordo com a juíza, a implantação do projeto na comarca visa uma atuação conjunta com a rede de atendimento, auxiliando não só as crianças que estão na Casa Lar, mas também os que vivenciam uma situação precária ou de risco.
 
“Inicialmente, as crianças e adolescentes da Casa Lar serão os beneficiados. Em seguida, vamos expandir o número de crianças, principalmente para os adolescentes que hoje estão vivenciando uma triste realidade em nossa cidade, tendo em vista o alto consumo de drogas” explica a juíza.
 
Larissa ressalta ainda que a intenção é instituir todas as formas de apadrinhamento, tendo como foco principal o padrinho afetivo. Ela lembra que existe o padrinho prestador de serviço que como médicos, dentistas, educadores, pedagogos infantis, entre outros, além do padrinho doador de material, a fim de colaborar com materiais de educação, roupas, brinquedos, pagamento de despesas médicas ou dentárias, móveis, colchões, utensílios domésticos, etc.
 
Destaque-se que a iniciativa pioneira surgiu em Campo Grande e se estendeu por diversas comarcas do interior, auxiliando crianças e adolescentes durante o período em que permanecem em instituições de acolhimento.
 
Além da juíza Larissa Luiz Ribeiro, confirmaram presença na solenidade de abertura o prefeito Valdir Couto de Souza Jr, a promotora Mariana Sleiman, o Defensor Público Fábio Luiz Sant’Ana Oliveira; o presidente da Câmara Municipal Danilo Bortoloni Catti, os vereadores Elson da Silva Moreira, João Carlos Vera Gonçalves, Valdeci Ferreira dos Reis, o secretário Municipal de Saúde
Thiago Pereira de Souza Rosa; a secretária Municipal de Educação Cândida Thereza de Andréa Ferreira; o comandante do 4º Pelotão da PM Joicemir Ferreira Bica; a Secretária Municipal de Assistência Social Larissa Vicente Martelosso Couto, e a coordenadora do CRÁS, Edina Nelvo.
 
Saiba mais - O Projeto Padrinho foi criado em Campo Grande, em 26 de junho de 2000, com objetivo mostrar à sociedade a realidade das crianças em situação de risco, além de estimular o exercício da cidadania e convidando as pessoas a praticar gestos de afetividade, levando carinho, convivência familiar e comunitária às crianças e adolescentes.