Ambientalistas e produtores de Bonito são contrários à captação de água em rio Formoso

imagem google /

Ambientalistas e produtores rurais do município de Bonito, são contra intervenções que coloquem em risco o Rio Formoso. Principal atrativo turístico da cidade, o curso de água está nos planos da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) para ampliar o sistema de abastecimento da região. Entretanto, decreto municipal aprovado em março deste ano, depois de pressão popular, proíbe qualquer tipo de captação de água do rio.

Na última terça-feira, o Ministério Público Estadual (MPE) recomendou à Sanesul que se abstenha de contratar qualquer projeto para captação de água do Rio Formoso e outros rios da região. A intenção da empresa ganhouvisibilidade com abertura de licitação, no dia 14 de março deste ano, com o objetivo de contratar estudo sobre a intervenção no rio.

Conforme o vice-presidente do Sindicato Rural de Bonito, Marcelo Bertoni, a proibição deste tipo de iniciativa foi debatida durante anos com a gestão municipal até ser concretizada. “Sou totalmente contrário à retirada de água do Rio Formoso para estes finsâ€. 

Bonito pode ser considerado o ponto turístico mais conhecido do Estado, atraindo turistas de todo mundo - Foto: Fundação Neotrópica