Em Guia Lopes prédio histórico está sem manutenção e abandonado na região central

 / José Pereira

A história das nossas cidades é contatada através dos prédios históricos, monumentos, traçados das ruas, cidades que cuidam do seu passado ajudam a contar passagens importantes do seu desenvolvimento.

No Brasil são poucas as cidades e gestores que se preocupam, cuidam e revitalizam esses prédios, em Guia Lopes da Laguna, cidade a 210 km de Campo Grande não é muito diferente, localizado na região central da cidade, o prédio que abrigou durante muitos anos a administração municipal hoje encontra em total abandono, sem manutenção, sem uso. Houve várias tentativas de uso após o paço municipal trocar de sede no começo dos anos 90.

Prédio foi construído nos anos 50 para ser sede do município, com estilo arquitetônico que remete ao art decó, estilo arquitetonico esse que é marcado pelo rigor geométrico e predominância de linhas verticais, havendo a tendência de tornar, através da percepção, o edifício mais alto, tem outro exemplo em Guia Lopes desse estilo, o edifício São Miguel construído pelo antigo proprietário da Família Barbosa, no mesmo período, que foi durante muito tempo um dos edifícios mais altos da região. Em Campo Grande na região central e possível ver mais influências desse estilo, como o Colégio Dom Bosco, Colégio Auxiliadora e o antigo relógio da 14 de julho que foi demolido pelo prefeito da época, e construído uma replica na Av. Afonso Pena.

Â