Estuprador era autorizado a trabalhar e saía de penitenciária aos domingos

 / Danielle Valentim

Douglas Igor da Silva Fernandes, 38 anos, condenado por estupro chegou ao Centro Penal Agro-Industrial Gameleira, no dia 30 de setembro de 2017, e foi filmado atacando uma adolescente de 15 anos, no dia 28 de janeiro de 2018, exatamente quatro meses depois de voltar às ruas. Autorizado pela Justiça a trabalhar de segunda a sábado e a visitar a família um domingo sim e outro não, o condenado perdeu o direito à progressão de pena e voltou ao regime fechado após nova prisão, no dia 2 de fevereiro.

Além das duas novas vítimas, já ouvidas, a Polícia Civil abriu inquérito para apurar se há mais casos de violência sexual contra mulheres com tais características.  No caso de Douglas, preso no dia 2 de fevereiro, cinco dias depois do ataque filmado, a direção do presídio explica que o juiz da Execução Penal foi comunicado e o benefício da progressão de pena anulado, ou seja, o descumprimento da norma resultou na volta imediata ao regime fechado.

O site tentou contato com o advogado que aparece como representante dele no processo, Benedicto Arthur de Figueiredo Neto, mas a informação dada é que ele estava em reunião.

O diretor presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) Aud de Oliveira Chaves explicou que cerca de 400 internos da Gameleira saem às ruas todos os dias para o trabalho, deste total, boa parte aos domingos para locais específicos, por exemplo, lanchonetes. Chaves pontua que, além das saídas para o trabalho, alguns internos deixam a unidade aos fins de semana após autorização do judiciário.

Sobre o acompanhamento psicológico e psiquiátrico a Douglas solicitado pelo juiz na decisão que colocou no regime semiaberto, Aud pontuou que todas as unidades penitenciárias possuem profissionais da área, e que os atendimentos são feitos dentro desses presídios e um relatório mensal é enviado ao juiz.

 

 
Vítima e mãe em delegacia na tarde desta sexta-feira (2) (Foto: Saul Schramm)Vítima e mãe em delegacia na tarde desta sexta-feira (2) (Foto: Saul Schramm)

Prisão em 2018 - Douglas foi preso na noite de sexta-feira (2) em Campo Grande, acusado de tentar sequestrar uma adolescente de 15 anos no Jardim Noroeste, colocada à força dentro de um automóvel, um Celta que pertence à mãe dele. A ação foi filmada, viralizou em redes sociais e, a partir do veículo, a polícia chegou até ele.

O crime ocorreu no domingo (28) e na sexta-feira mãe e filha foram encontradas pelas autoridades e ouvidas na delegacia. Conforme a garota, Douglas – que usava calça jeans e camiseta azul – tinha uma faca e mandou que ela abaixasse a cabeça, arrastando-a para dentro do carro. No veículo, um Chevrolet Celta branco, ela percebeu que conseguiria abrir a porta do veículo e, mesmo com o carro em movimento, decidiu se jogar na rua, sem asfalto. A garota fugiu para casa, enquanto o autor deixou o local.

A investigação aponta que Douglas tentou fazer outra vítima, horas antes de atacar a adolescente. Trata-se de uma mulher de 24 anos, que ele abordou, da mesma forma, no Jardim Montevidéu, segundo o delegado responsável, Paulo Sérgio Lauretto. A prisão preventiva dele já está decretada. Douglas foi levado para o IPCG (Instituto Penal de Campo Grande) e está com a prisão preventiva decretada.

Â