Chuva de poucos minutos: ruas viram rios e estacionamento de academia alaga em Campo Grande

 /

Pancadas de chuva acompanhadas de ventos fortes atingiram Campo Grande na tarde desta terça-feira (6). Em poucos minutos, vários pontos da cidade ficaram alagados e uma árvore caiu em cima de um carro. Imagens enviadas por moradores registraram os impactos do temporal. Veja o vídeo acima.

Árvore cai em cima de carro em Campo Grande — Foto: Wiliam Guedes

Árvore cai em cima de carro em Campo Grande — Foto: Wiliam Guedes

 

 

? Principais pontos afetados

 

Os registros indicam ocorrências em diferentes regiões da cidade:

 

  • Avenida Três Barras: via tomada pela água;
  • Avenida Rachid Neder: queda de uma árvore provocada pelo vento e alagamento da pista;
  • Bairro Santa Fé: estacionamento de uma academia ficou alagado;
  • Parque Itanhangá: córrego transbordou, ultrapassou a grade de proteção e alagou a rua;
  • Rua Ministro João Arino: trânsito congestionado devido à chuva.

 

A Prefeitura de Campo Grande informou que, desde a tarde desta terça-feira, equipes avaliam os estragos causados pelo temporal e realizam contenções para minimizar danos. O ponto da Avenida Rachid Neder precisará de reparos mais complexos, exigindo interdição temporária nos dois sentidos. Veja a nota na íntegra ao final da reportagem.

 

âš ï¸ Alerta meteorológico

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de perigo potencial, com previsão de chuva entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm por dia, além de ventos de 40 a 60 km/h. Quase todo o estado está sob alerta para tempestades.

O alerta de chuvas intensas é válido das 12h desta terça-feira (6) até as 12h de quarta-feira (7). O aviso indica possibilidade de granizo e baixo risco de queda de galhos, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia.

A Defesa Civil orienta que, durante ventos fortes, as pessoas evitem ficar debaixo de árvores e não estacionem veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendado não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência, os telefones disponíveis são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

 

Previsão para quarta-feira (7)

 

Na quarta-feira, a umidade e os ventos em baixos níveis da atmosfera devem espalhar as áreas de instabilidade pelo Mato Grosso do Sul. A previsão indica chuva isolada nas regiões central, norte e leste, com chance de trovoadas.

No oeste e no sul do estado, o tempo tende a ficar mais aberto ao longo do dia. As temperaturas seguem altas, com máximas de até 35 °C à tarde em cidades do oeste e noroeste.

Em Campo Grande, a previsão é de retorno das pancadas de chuva a partir da tarde, de forma isolada.

 

Nota na íntegra

 

"Equipes da Prefeitura de Campo Grande iniciaram, ainda na tarde desta terça-feira (06), a avaliação de estragos causados pelo temporal que atingiu a cidade por volta das 15h, fazendo as primeiras contenções para evitar maiores danos.
Um dos casos, na Avenida Rachid Neder, altura do cruzamento com a Rua Pedro Celestino, exigirá reparos de maior complexidade, devido ao descolamento de placas da pavimentação asfáltica. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) interditou o trecho temporariamente nos dois sentidos da via, até que a Secretaria Municipal De Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) conclua a avaliação técnica e defina o tempo necessário para a execução do reparo no asfalto.
Quanto à Defesa Civil, até o momento a mesma foi acionada para uma ocorrência de queda de árvore, que também ocorreu na Av. Rachid Neder, esquina com a Rua Padre João Crippa. A árvore que já estava em processo de remoção junto à Energisa, caiu sobre a fiação. Equipes já atuam no local, uma vez que a rede está energizada, para viabilizar a remoção total dos galhos.
Recentemente, a Prefeitura realizou o recapeamento na rotatória da Rachid Neder, em razão dos danos causados pelas fortes chuvas. O volume intenso de água provocou buracos, trincas e o desgaste acelerado do asfalto.
A intervenção foi necessária para restabelecer as condições adequadas de tráfego e minimizar os transtornos enfrentados pela população que utiliza diariamente a via.
Novas atualizações serão divulgadas em breve."

 
Estacionamento de academia ficou alagado em Campo Grande — Foto: Reprodução

Estacionamento de academia ficou alagado em Campo Grande — Foto: Reprodução