Professor arrecada vestidos para festa de formatura de 150 meninas da periferia

 / Thailla Torres

Todo mundo já deixou de lado um vestido de festa que não servia mais. Mas agora, ele pode fazer a felicidade de quem precisa e não tem condições de alugar uma peça para a sonhada formatura. Esse é o objetivo do "Projeto Princesas", criado no Dom Antônio Barbosa, para realizar o sonho de 150 meninas no fim de ano.

A iniciativa começou pelo olhar do professor de Educação Física Jessé Fragoso da Cruz, de 29 anos, em contato com a realidade de meninas de 10 a 18 anos que estudam na Escola Estadual Tereza de Noronha.

"São meninas que estão em situações de vulnerabilidade e violência na região. Isso me fez pensar e agir pela transformação de histórias e contextos de vida de cada uma delas. E o grande sentido é elas não se tornam uma princesa simplesmente pelo vestido ou a tiara brilhante, mas por se reconhecerem como meninas e aprenderem como são especiais nesse mundo".

O projeto não é apenas para o entretenimento. No decorrer do ano, Jessé coordena cursos, palestras e atividades que que contribuem no desenvolvimento social, familiar e pessoal de cada menina. "Durante as atividades, elas são encorajadas a refletirem sobre si, buscarem argumentos e se tornarem protagonistas da própria vida, mudando a realidade delas e da própria família".

E a formatura é o fechamento de um ciclo que merece prestígio. "É o dia que elas enxergam todo o processo que passaram durante o ano e se sentem vencedoras. Parece algo simples, mas tem um efeito fortalecedor em que presenciamos meninas longe da violência e da gravidez precoce, que é muito comum nas periferias da cidade".

Dedicado aos projetos sociais, Jessé busca seguir o exemplo dos pais que sempre compartilharam com o próximo o pouco que tinham. "Vim de uma família em que meu pai era um líder comunitário e minha mãe sempre ajudava a comunidade. E isso me fez acreditar que a mudança está nas pequenas iniciativas. No início eram dezenas de meninas, hoje temos 150 envolvidas no projeto".

Este ano, o professor almeja arrecadar o máximo de vestidos para ajudar outras mulheres. "É importante ressaltar que cada menina escolhe seu vestido e fica com ele. Os que não servem, nós incluímos em outro projeto social destinado a aluguéis a preços muito populares".

Quem quiser ajudar o Projeto Princesas, pode entrar em contato com o professor Jessé no telefone: (67) 99242-1324.