Por melhorias na saúde, grupo de indígenas ocupa sede da Sesai, em Bonito

 / Renata Volpe Haddad

Grupo com 50 indígenas da etnia kadiwéu ocupam desde ontem (17), a sede da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) em Bonito, distante 257 km de Campo Grande, reivindicando melhorias na assistência, saúde, saneamento e viaturas que atendem os índios.

Segundo indígena que preferiu não se identificar, o grupo é formado por índios das aldeias São João, Barra Preta e Tomazia. "São pelo menos 50 pessoas e queremos chamar atenção, já que a coisa tá feia", disse.

Outro indígena informou ainda que não há chefe no polo da Sesai na cidade e quem representa, é uma empresa terceirizada. "A secretaria é federal e o governo terceirizou o serviço. Estamos tentando conversar com o coordenador do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indigenista), Edmilson Canale desde o ano passado. Como não tivemos resposta, ocupamos o prédio".

Agora, os manifestantes aguardam a presença de Canale e da empresa terceirizada para entrarem em um acordo. Com a ocupação do prédio, os funcionários da Sesai decidiram sair do local e estão apenas atendendo emergências.